Previsão do Tempo

DF amanhece com nuvens e possibilidade de trovoadas nesta segunda

A temperatura máxima pode chegar a 31ºC, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Ana Maria da Silva
postado em 05/04/2021 09:41 / atualizado em 05/04/2021 09:42
Nuvens e nebulosidade marcam o tempo na manhã desta segunda -  (crédito: RodrigoNunes)
Nuvens e nebulosidade marcam o tempo na manhã desta segunda - (crédito: RodrigoNunes)

O Distrito Federal amanheceu, nesta segunda-feira (5/4), com muitas nuvens no céu e vento moderado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que o tempo mantenha-se como nos dias anteriores: muitas nuvens e muita nebulosidade.

Segundo o órgão, a partir da tarde e início da noite, a chance é de pancadas de chuvas com trovoadas isoladas. A meteorologista Andrea Ramos explica que o tempo é característico do início do outono. “Ainda estamos na fase de transição entre as estações, que gera essas características. Além disso, a termodinâmica contribui com as chuvas, devido às altas temperaturas e umidades”, explica.

A menor temperatura registrada ao longo desta manhã, de acordo com o Inmet, foi de 16ºC, na região de Águas Emendadas, em Planaltina. No Plano Piloto, a menor temperatura registrada foi de 19ºC. A temperatura máxima deve alcançar em torno de 30ºC no DF e 28ºC em Brasília. A umidade relativa do ar chegou a 95% ao longo da manhã. Em Águas Emendadas, a menor umidade deve alcançar 45%, enquanto no Plano Piloto a previsão é de 50%.

Alerta

O Inmet recomenda, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, solicita que não se estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outras precauções são não segurar em objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés.

De acordo com o órgão, não se deve empinar pipas ou aeromodelos com fio, a céu aberto. É importante evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicleta

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação