Previsão do Tempo

DF amanhece nublado e vai ter pancadas de chuva nesta quarta (7/4)

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que o sol apareça ao longo do dia, em curtos períodos

Ana Maria da Silva
postado em 07/04/2021 08:24 / atualizado em 07/04/2021 09:38
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Distrito Federal amanheceu, nesta quarta-feira (7/4), com céu nublado e pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que o sol apareça ao longo do dia, em curtos períodos.

A menor temperatura registrada na capital ao longo desta manhã, de acordo com o Inmet, foi de 18ºC. Ao longo do dia, os termômetros registraram em torno de 26ºC. A umidade relativa do ar chegou a 100% ao longo da manhã e deve cair para 55% no período mais seco. “O dia será de curtos períodos de sol e com condições para chuva a qualquer hora. A chuva pode ser mais intensa a partir da tarde”, ressalta o meteorologista Olívio Bahia.

Segundo o especialista, a chuva ao longo dos últimos dias é consequência do aumento da umidade, que amplia a chance de formação de nuvens e, consequentemente, de chuva. “Os ventos na atmosfera estavam espalhando a umidade para o Sul, Norte e até parte do Nordeste do país, o que deixou parte do Centro Oeste e do Sudeste mais seco”, explica.

Olívio diz que as precipitações ficam cada vez mais escassas a partir de agora. “Mais para frente, talvez final do mês ou início de maio, esses ventos mudam totalmente deixando a atmosfera seca. Daí começa todo aquele dilema de falta de chuva, umidade relativa baixa, queimadas e poluição”, completa.

Alerta

Segundo o Inmet, o vento ao longo da tarde pode chegar a moderado com rajadas. O órgão recomenda, para estes casos, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso reforça aos motoristas que não estacionem os veículos próximos das torres de transmissão e placas de propaganda. Outras precauções são: não segurar em objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés.

De acordo com o órgão, não se deve empinar pipas ou aeromodelos com fio, a céu aberto. É importante evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicleta

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação