O Distrito Federal amanheceu, nesta quarta-feira (7/4), com céu nublado e pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que o sol apareça ao longo do dia, em curtos períodos.
A menor temperatura registrada na capital ao longo desta manhã, de acordo com o Inmet, foi de 18ºC. Ao longo do dia, os termômetros registraram em torno de 26ºC. A umidade relativa do ar chegou a 100% ao longo da manhã e deve cair para 55% no período mais seco. “O dia será de curtos períodos de sol e com condições para chuva a qualquer hora. A chuva pode ser mais intensa a partir da tarde”, ressalta o meteorologista Olívio Bahia.
Segundo o especialista, a chuva ao longo dos últimos dias é consequência do aumento da umidade, que amplia a chance de formação de nuvens e, consequentemente, de chuva. “Os ventos na atmosfera estavam espalhando a umidade para o Sul, Norte e até parte do Nordeste do país, o que deixou parte do Centro Oeste e do Sudeste mais seco”, explica.
Olívio diz que as precipitações ficam cada vez mais escassas a partir de agora. “Mais para frente, talvez final do mês ou início de maio, esses ventos mudam totalmente deixando a atmosfera seca. Daí começa todo aquele dilema de falta de chuva, umidade relativa baixa, queimadas e poluição”, completa.
Alerta
Segundo o Inmet, o vento ao longo da tarde pode chegar a moderado com rajadas. O órgão recomenda, para estes casos, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso reforça aos motoristas que não estacionem os veículos próximos das torres de transmissão e placas de propaganda. Outras precauções são: não segurar em objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés.
De acordo com o órgão, não se deve empinar pipas ou aeromodelos com fio, a céu aberto. É importante evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicleta
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.