INTOLERÂNCIA

Imagem de Nossa Senhora Aparecida é achada decapitada em Santa Maria

Delegacia da região administrativa abriu boletim de ocorrência e recebe denúncias anônimas de quem possa ter testemunhado a ação. Até o momento, não houve identificação de suspeitos

Luana Patriolino
postado em 08/04/2021 00:15 / atualizado em 08/04/2021 09:45
Moradores relataram que crime teria ocorrido nesta quarta-feira (7/4) -  (crédito: Reprodução )
Moradores relataram que crime teria ocorrido nesta quarta-feira (7/4) - (crédito: Reprodução )

Quem passou em frente à capela Cristo Rei, na QR 117 de Santa Maria nesta quarta-feira (7/4), deparou-se com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida decapitada. Até agora, não houve identificação dos responsáveis pelo ato.

A unidade é vinculada à paróquia Sagrada Família de Nazaré. Em nota, a Administração Regional de Santa Maria lamentou o ocorrido e manifestou repúdio pelo acontecimento. "O Código Penal, no artigo 208, trata o episódio como crime, que deve ser investigado pelas forças de segurança para punição dos envolvidos", diz o comunicado oficial.

Há um boletim de ocorrência sobre o caso aberto na 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria). Quem tiver informações que levem ao responsável pela ação também pode denunciar por meio do telefone 197.

Advogado especialista em direito penal, Karlos Gad Gomes ressalta que a liberdade de crença religiosa é um direito garantido pela Constituição Federal, no artigo 5º. "Bem como o sentimento religioso, que também é tutelado pelo nosso ordenamento jurídico. O artigo 208 do Código Penal dispõe que é crime 'escarnecer de alguém publicamente por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; (e) vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso'", detalha.

Karlos Gad acrescenta que o crime prevê pena de um mês a um ano de detenção ou multa. "Apesar de o Brasil ser um Estado oficialmente laico, sem religião oficial, o país é multicultural e multirreligioso. É necessário assegurar essa liberdade, tendo em vista se tratar de direito fundamental", completa o advogado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação