Pandemia

Jovem de 21 anos preso na Papuda morre com suspeita de covid-19

Interno havia se queixado de falta de ar na noite de segunda-feira (5/4). Após transferência para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), o paciente não resistiu e morreu. Se confirmada a infecção por covid-19, será o quinto caso de óbito entre presos do DF

Darcianne Diogo
postado em 10/04/2021 18:18 / atualizado em 10/04/2021 22:07
 (crédito: Wilson Dias)
(crédito: Wilson Dias)

Um interno do sistema penitenciário do Distrito Federal morreu, na manhã deste sábado (10/4), com suspeita de covid-19. Jonathan Henrique da Costa Sousa, 21 anos, estava no Bloco 6 do Centro de Detenção Provisória (CDP) 1. Recentemente, ele havia ficado em uma cela isolada, destinada a presos infectados ou com suspeita da doença. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) confirmou a informação.

Jonathan relatou aos agentes que sentiu falta de ar, na noite de segunda-feira (5/4). A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve na Papuda e levou o detento ao Hospital da Região Lesta (Paranoá). Depois, o interno foi transferido para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), mas não resistiu e morreu, por volta das 6h deste sábado (10/4).

Até o momento, o sistema prisional do Distrito Federal registrou quatro mortes de presos em decorrência da covid-19, sendo a mais recente notificada em 26 de junho. A primeira 19 ocorreu em 17 de maio. O detento estava na Penitenciária do Distrito Federal (PDF) 1, mas ficou internado no Hran por mais de 15 dias antes de morrer.

Policiais penais

Além de detentos, dois policiais penais, um de custódia e um enfermeiro da Papuda morreram em decorrência da covid-19. Com um efetivo de, aproximadamente, 1,8 mil agentes penitenciários, a taxa de letalidade entre esses servidores é de 0,71%, segundo a Seape. No caso dos 16 mil presos, esse indicador é de 0,19%.

Na segunda-feira (5/4), a Secretaria de Saúde (SES-DF) deu início à vacinação dos profissionais das forças de segurança, incluindo policiais penais. Das 2.310 doses destinadas a esse público, 80 foram aplicadas nos agentes penitenciários. O Executivo local aguarda nova remessa do Ministério de Saúde para dar continuidade à imunização.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação