Tempo

Sol forte e ar seco predominam no DF nesta quinta-feira (15/4)

Segundo o Inmet, o mês de abril ainda deve ter chuva, mas o tempo quente e seco é o que deve prevalecer na maior parte dos próximos dias

Pedro Marra
postado em 15/04/2021 08:17 / atualizado em 16/04/2021 07:58
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)

O Distrito Federal amanheceu com uma temperatura mínima de 16ºC, mas por volta das 6h, o tempo abriu com sol e poucas nuvens. Com secura e calor na maior parte do dia, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de umidade relativa do ar entre 90% e 30%. A máxima deve chegar a 29ºC.

“Será um dia quente e seco, sem previsão de chuva. A condição de chuva é muito pequena. Quando a gente começa a entrar no período menos chuvoso, é preciso beber bastante água e manter o corpo bastante hidratado. As pessoas que fazem exercício ao ar livre, têm de manter o protetor escolar e roupas leves. É recomendável evitar a roupa escura, que absorve mais calor, e usar roupas leves e mais claras, além de um boné, se possível”, orienta o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia.

Ele destaca que o mês de abril ainda deve ter chuva, mas o tempo quente e seco é o que deve prevalecer na maior parte dos próximos dias. “Fica a chance de chuva pequena nos próximos dias, mas a gente não descarta porque tem um sistema meteorológico atuando que provoca esse tempo seco. Para isso, os agricultores do Distrito Federal devem evitem fazer limpeza do terreno ateando fogo, pois daqui a pouco começam algumas queimadas e fumaças, com perigo das chamas se alastrarem. É sempre bom evitar, por mais que ainda seja um momento de calor não tão forte e vento fraco a moderado”, salienta o especialista.

“A sensação térmica ainda não tem muita diferença, porque ela geralmente ocorre de manhã cedo. Devemos ter esse tempo de sol entre nuvens até o fim de semana. Não temos (no Inmet) a preocupação de aviso por ainda não estar tão seco no DF”, analisa Olívio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação