Saúde

Vacina: Em Goiás, mais de 14 mil doses foram aplicadas em brasilienses

Governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou o balanço pelas redes sociais e criticou preconceito com moradores do Entorno

Jéssica Moura
postado em 19/04/2021 18:09 / atualizado em 19/04/2021 18:11
Caiado pediu que unidades da federação se unam  para acelerar a vacinação -
Caiado pediu que unidades da federação se unam para acelerar a vacinação -

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma estratégia que vale para todo o Brasil e com isso, moradores de um estado podem se vacinar fora das cidades de origem. Na manhã desta segunda-feira (19/4), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) anunciou que 12.293 moradores do Distrito Federal procuraram os postos goianos para se vacinar contra a covid-19.

Segundo Caiado, foram aplicadas 14.849 doses em brasilienses, sendo 2.556 delas a dose de reforço. "Comprova que só vamos sair dessa pandemia se os entes federados atuarem juntos", disse o governador. Desde o início da campanha de vacinação, o Ministério da Saúde reparte as remessas de maneira proporcional ao tamanho da população, e a imunização caminha em ritmos diferentes em cada localidade.

"Não é possível barrar a vacinação de brasilienses do ponto de vista legal e, acima de tudo, moral. Da mesma forma que acredito que goianos estejam sendo vacinados no DF", escreveu Ronaldo Caiado.

Segundo o último balanço da secretaria de Saúde do Distrito Federal, 52.342 doses foram aplicadas na capital em moradores de outros estados, o que corresponde a 38.318 pessoas imunizadas. Ao todo, 18.406 dos vacinados era de municípios goianos, o que corresponde a 7,2% do total.

"Só peço reciprocidade e respeito aos goianos que moram no Entorno e ajudam o DF a crescer diariamente com a força do trabalho e do conhecimento. E que episódios discriminatórios recentes, onde governantes do DF falaram de fechamento de divisa com Goiás, fiquem no passado", ressaltou Caiado.

Na tarde desta segunda-feira (19/4), o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou, em coletiva de imprensa, que apenas quem tomou a 1ª dose no DF terá direito à 2ª aplicação na cidade. Nos últimos meses, Caiado e o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), têm trocado farpas acerca da pandemia. Ibaneis afirmou que os municípios do Entorno eram responsabilidade de Caiado.

 






Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação