DESIGUALDADE SOCIAL

Planaltina é onde a pandemia de covid-19 é mais mortal no DF

Cidade é a região administrativa que tem a maior taxa de mortalidade pela doença entre quem é infectado, e supera a média nacional

Renato Souza
postado em 25/04/2021 23:50 / atualizado em 26/04/2021 12:55
 (crédito: Redes Sociais/Reprodução)
(crédito: Redes Sociais/Reprodução)

Dados da Secretaria de Saúde apontam que a covid-19 está cada dia mais mortal em Planaltina, comparandocom os dados de todas as regiões administrativas do Distrito Federal. A localidade registrou até este domingo (25/04) um total de 394 mortes pela doença, e 13.105 pessoas infectadas.

A região registra a ausência de testes, precariedade no atendimento na rede pública e tem apenas um hospital que funciona durante as 24 horas do dia. A vacinação ocorre em apenas dois pontos, sendo um na Escola Classe de Vivência e na Unidade de Saúde 05 (UBS 05), no Arapoangas. Na rede particular, o único centro de saúde com status de hospital fecha às 22 horas e não abre aos domingos.

Antes da pandemia, Planaltina não tinha nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No entanto, com o avanço da doença, foram montados 17 leitos no centro cirúrgico do Hospital Regional de Planaltina (HRPL). Porém, de acordo com funcionários ouvidos pela reportagem, a estrutura não suporta a carga de pacientes, e uma fila de espera por UTI se formou.

Os números do boletim epidemiológico revelam que a cada 100 mil moradores de Planaltina, 200 deles morreram em razão da pandemia. A taxa de mortalidade pela doença está em 3%, quando comparada com a quantidade de pessoas infectadas, porcentagem bem maior que a média do DF, que é de 2,1% e do país, que de acordo com o Ministério da Saúde está em 2,5%.

Quando se compara o número de mortes com a totalidade da população, em Sobradinho II a covid-19 apresenta os números mais severos. A cada 100 mil infectados na região, 472 morreram pela doença. Em Águas Claras, a taxa de sobrevivência é maior, com 122 óbitos a cada 100 mil pessoas - o que deixa claro que a pobreza e desigualdade social é um dos fatores que potencializa o quadro de óbitos da doença no DF.

O vigilante Pedro Lima, de 26 anos, morador de Planaltina, sempre orienta os parentes a usar álcool gel, máscara e tomar outros cuidados para evitar a contaminação. No entanto, mesmo com os cuidados, neste domingo ele perdeu a prima, Marcilene Silva, de 44 anos, para a doença. "Ela começou a sentir os sintomas no dia 12 e ficou em casa. No entanto, há dez dias foi internada, ontem foi intubada e hoje não resistiu. Ela não tinha nenhuma doença crônica, era jovem, saudável. Por um momento achei que ela voltaria para casa", lamenta ele.

Desigualdade

Procurada pelo Correio, a Secretaria de Saúde do DF informou que a região de Planaltina "apresenta maior índice de vulnerabilidades socioeconômicas, conforme dados da Codeplan". De acordo com a pasta, apenas duas unidades básicas de saúde atendiam aos sábados, mas recentemente a UBS 05 também passou a atender. 

A medida também deve ser ampliada para a UBS 20, com a chegada de um médico. O governo afirma que 80% da cidade é coberta pelo programa de saúde da família, e alega que a demanda por testes tem aumentado, inclusive o PCR, que detecta a covid-19 já nos primeiros sintomas.

Leia a nota completa abaixo:

A Região de Saúde Norte é a maior em extensão territorial, com a maior área rural do DF.

Comparada com outras regiões do DF, Planaltina apresenta maior índice de vulnerabilidades socioeconômicas, conforme dados da Codeplan.


Planaltina conta hoje com 20 unidades básicas de saúde, divididas em UBS tipo I, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h e UBS tipo II, com funcionamento de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira e sábado de 7h às 12h. As UBSs tipo I, são aquelas que abrigam de uma a três equipes de Estratégia Saúde da Família, e as tipo II tem a partir de quatro equipes.


A cobertura por equipes de Estratégia Saúde da família está em 80% na região administrativa de Planaltina.


Entre as ações estabelecidas na região para enfrentamento da pandemia, vale ressaltar a implantação do fluxo individualizado em cada UBS para atendimento aos pacientes sintomáticos respiratórios de livre demanda e com prioridade. As equipes seguem protocolo que define as metodologias de identificação de casos de infecção por COVID 19, com utilização de testes, além de critérios clínicos epidemiológicos. Houve aumento na oferta de teste RT- PCR, swab, principal e mais importante metodologia utilizada.


As equipes orientam os usuários para sobre as medidas de higiene das mãos, uso de máscara, evitar aglomerações e demais cuidados de saúde que não impactam somente na prevenção de infecção pelo coronavírus, mas também por uma série de outras infecções de transmissão por contato.


Em Planaltina, somente as UBSs 4 e 5 funcionavam aos sábados, mas recentemente o atendimento foi ampliado para mais uma unidade, a UBS 2 Planaltina. Com a previsão de chegada de um médico do Programa Mais Médicos, será possível ampliar o horário de atendimento também da UBS 20 de Planaltina.


Outras ações também foram implantadas como a Central de transferência de casos, que faz a

conexão da transferência de pacientes que necessitam de internação hospitalar, atendidos nas

UBS, para as portas de emergência da Região, os hospitais regionais de

Sobradinho e Planaltina e a Unidade de Pronto Atendimento de Sobradinho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação