Pandemia

Vacinas: Comitê propõe pausa na atualização da lista de profissionais de saúde

Em minuta de ofício, que ainda precisa ser assinada pelo secretário Osnei Okumoto, o comitê sugere que as listas de nomes de profissionais de saúde da rede privada ligados à conselhos não sejam atualizadas até que todos os nomes já enviados sejam vacinados contra a covid-19

Samara Schwingel
postado em 24/04/2021 12:49
 (crédito: Christof Stache/AFP)
(crédito: Christof Stache/AFP)

O Comitê de Operacionalização da Vacinação contra covid-19 do Distrito Federal sugeriu ao secretário de Saúde Osnei Okumoto mudanças no processo de imunização dos profissionais de saúde da rede privada. De acordo com a minuta de um ofício, encaminhado a Okumoto e obtido pelo Correio, o comitê propôs que as listas de profissionais, enviadas pelos conselhos de cada categoria, não sejam atualizadas até que todos os nomes já presentes sejam vacinados contra a doença. 

A última atualização desses dados ocorreu em 16 de abril. Apesar do documento ainda precisar da assinatura do secretário, fontes próximas ao gestor afirmam que ele concordou com as alterações. 

Outra mudança proposta e que consta na minuta é em relação ao agendamento. O comitê avaliou que algumas categorias vacinaram mais pessoas que outras, proporcionalmente. Por exemplo, até 20 de abril, enquanto 92,98% dos profissionais do Ibram receberam a primeira dose dos imunizantes contra a covid-19, apenas 16,26% dos nomes enviados pelo conselho de técnicos em radiologia conseguiram ser vacinados. 

Por isso, o comitê sugeriu que os próximos agendamentos para a imunização seja apenas para aos conselhos com índices menores que 40% dos profissionais vacinados. A intenção, é igualar o alcance da vacina entre as categorias. 

As medidas são de caráter provisório e, caso aprovadas pelo secretário de Saúde, serão reavaliadas pelo comitê ao longo da campanha de vacinação. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação