Pandemia

Covid-19: Saúde treina militares para auxiliar na vacinação

Segundo fontes da pasta, o próprio exército manifestou interesse em fazer parte da campanha de imunização. Treinamento de médicos e enfermeiros militares começou nesta terça-feira (27/4)

Samara Schwingel
postado em 27/04/2021 15:05 / atualizado em 27/04/2021 15:07
O treinamento vai permitir que os militares auxiliem na ampliação da campanha de vacinação  -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/DA Press)
O treinamento vai permitir que os militares auxiliem na ampliação da campanha de vacinação - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/DA Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal começou, nesta terça-feira (27/4), a treinar militares para auxiliar nas próximas etapas de vacinação contra a covid-19. O objetivo é agilizar o processo de imunização na capital federal. Segundo fontes da pasta ouvidas pelo Correio, o próprio exército manifestou interesse em fazer parte da campanha de imunização. 

O treinamento ocorre no quartel central, teve início às 9h da manhã e deve se estender até o final da tarde. Participam médicos e enfermeiros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Os profissionais serão instruídos sobre o Plano Nacional de Imunização, noções gerais e específicas sobre vacinas, funcionamento da rede de frios e registro das doses recebidas no sistema do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Também está prevista a instrução dos militares acerca do sistema que deve ser utilizado pela secretaria para cadastro e agendamento da vacinação de pessoas com comorbidades — grupo que ainda não tem data para ser vacinado, mas é o próximo após os idosos de 60 anos ou mais. 

Além de oferecer profissionais de saúde para atuarem na campanha, os militares articulam com a Secretaria de Saúde a abertura de um drive-thru em frente ao quartel central para atender ao público alvo do programa. Atualmente, no DF, podem receber a vacina contra covid-19 pessoas com 62 anos ou mais, além de profissionais de saúde e de segurança pública. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação