MEIO AMBIENTE

ICMBio vai abrir processo seletivo para contratação de brigadistas

Expectativa é que edital para selecionar 134 combatentes ao fogo no cerrado saia já nesta quarta-feira (28/4)

Ronayre Nunes
postado em 27/04/2021 22:22 / atualizado em 28/04/2021 11:17
Um único edital deve contemplar as três unidades de conservação do DF -  (crédito: Fernando Tatagiba/ICMBio)
Um único edital deve contemplar as três unidades de conservação do DF - (crédito: Fernando Tatagiba/ICMBio)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai divulgar, nesta quarta-feira (28/4), edital que contempla o novo processo seletivo para a contratação de 134 brigadistas. Segundo informações obtidas pelo Correio, os aprovados devem atuar no Parque Nacional de Brasília, na Floresta Nacional de Brasília e na Área de Proteção Ambiental do Planalto Central.

A expectativa é que um único edital contemple as três unidades de conservação no Distrito Federal. O prazo de contratação já foi definido: 24 meses — que podem ser prorrogados por mais 12 meses. O ICMBio pretende contratar aproximadamente 17 chefes de esquadrão e 117 brigadistas.

Importante lembrar que os selecionados também integrarão a Brigada Pronto Emprego e ficarão à disposição para o atendimento de outras unidades em território nacional, em situações de risco ou emergência.

Sobre o processo, o ICMBio aponta que existirá um processo de pré-seleção em que os candidatos serão testados em relação à aptidão física e à capacidade de utilização de ferramentas agrícolas. Após a primeira fase, os aprovados passarão ainda por análise curricular.

Além de ações correlatas, a contratação passa pelos esforços do Instituto em relação à prevenção e combate a incêndios florestais, em unidades de conservação federais em todo o Brasil. Os interessados podem acompanhar a apresentação do edital na página do ICMBio na internet.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação