Vacinação

Para garantir imunização, idosos com mais de 66 anos dormem em fila

A espera ocorreu no Parque da Cidade, um dos pontos de imunização por drive-thru

Para garantir imunização, idosos de 66 anos, previstos para receberem a primeira dose da vacinação contra a covid-19 a partir das 9h deste sábado (3/4), resolveram formar filas de carros na tarde e começo da noite desta sexta-feira (2/4). A espera ocorreu no Parque da Cidade, um dos pontos de imunização por drive-thru.

A corrida é porquê apenas 1.111 doses serão aplicadas. O público estimado para esta faixa etária é de 18,6 mil pessoas, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF. Entre eles, está o servidor público Zacarias Pereira do Nascimento, que chegou por volta das 13h30 no estacionamento 13 do Parque da Cidade e garantiu o primeiro lugar na fila.

"Eu imaginei que o fluxo de gente seria bem grande, já que as vacinas seriam limitadas para um único sábado. Eu me precavi, corri pra cá. Vim preparado pra passar a noite, já comemos uns lanchinhos por aí", conta. Morador de Ceilândia, Zacarias explica que optou pelo parque por ser um local público e, ao seu ver, mais seguro. "Águas Claras é mais próximo, mas aqui é mais tranquilo, tenho mais facilidade", diz.

"Na atual situação, a gente faz o sacrifício e aguardamos para que essa vacina venha nos ajudar o quanto antes", afirma o servidor público. De acordo com Zacarias, os outros motoristas ficaram sabendo da notícia pela imprensa. Agora, a expectativa está alta: "É torcer pra esse covid passar logo", completa.

Por volta das 20h desta sexta, cerca de 80 carros já aguardavam pela vacina no Estacionamento 13 do Parque da Cidade. O Departamento de Trânsito do DF fez a organização do estacionamento para que não houvesse nenhum tipo de confusão. “Quanto ao toque de recolher, não foi passada nenhuma orientação. O posicionamento oficial é organizar a fila o melhor possível para não obstruir a via ou causar qualquer confusão”, afirmou militar que preferiu não ser identificado.

Minervino Junior/ CB - Fila para vacinar no Parque da Cidade
Minervino Junior/ CB - Fila para vacinar no Parque da Cidade
Minervino Junior/ CB - Fila para vacinar no Parque da Cidade