Licitação

GDF reabre edital para 49 funerárias e setor reage com criticas ao valor

Publicação não agradou o setor e sindicato das funerárias garante que vai recorrer no MPDFT e no TCDF para cancelar o certame

Correio Braziliense
postado em 14/05/2021 09:29
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)

A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) reabriu a licitação de serviços funerários na capital do país para 49 empresas. O certame foi publicado na quinta-feira (13/5) no Diário Oficial do DF e prevê o lance mínimo de R$195,2 mil por cada funerária.

As vencedoras poderão explorar e prestar serviços funerários no DF por 10 anos. Contudo, a licitação já passa por controvérsias desde 2018: o pregão é criticado pelo setor e já foi suspenso três vezes.

Com a retomada do edital, sem mudança no modelo de concessão e sem redução do preço do pregão, os donos de funerárias relatam insatisfação. A presidente da Associação das Funerárias do DF (Asfun-DF), Tânia Batista da Silva, garante que vai recorrer ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e ao Tribunal de Contas do DF (TCDF) para cancelar o pregão.

De acordo com Tânia, o valor de R$195,2 mil é insustentável e as empresas não terão esse retorno. A presidente da Asfun-DF explicou que seria necessário aumentar muito os custos do serviço prestado ao cliente para tornar viável o que é pedido no edital.

O outro lado

Contudo, a Sejus afirma que o pregão está dentro da legalidade e tem o aval do TCDF. Segundo a publicação no Diário Oficial, a sessão e o recebimento dos envelopes será em 14 de junho, das 14h às 15h, no Auditório da Sejus, na Estação Rodoferroviária de Brasília, Ala Central.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação