A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) realizou 21.277 vistorias aos estabelecimentos comerciais do DF entre sexta-feira (21/5) e domingo, (23/5). Desse total, 1.329 locais sofreram abordagem por parte da equipe. A DF Legal fiscalizou o cumprimento de medidas de segurança contra a covid-19.
Pelo menos 18 estabelecimentos foram multados e outros 15, interditados, por descumprirem os protocolos sanitários de combate à doença, como aferição de temperatura na entrada do local, oferta de álcool gel para todos os clientes e funcionários, obrigatoriedade do uso de máscaras e proibição de dança nos locais onde havia música.
A fiscalização da secretaria também atuou em lojas que não cumpriram o horário de fechamento determinado para as 23h. Ainda na operação do fim de semana, a DF Legal abordou 86 comerciantes ambulantes, 33 dos quais foram retirados das ruas.
Nos quiosques, houve 852 vistorias e 58 abordagens, também em cumprimento aos protocolos estabelecidos para o combate ao contágio da covid-19.
Toque de recolher
A ação se estendeu até a população: oito pessoas foram multadas pelo descumprimento do toque de recolher, que, de acordo com a nova medida do GDF, não permite a circulação nas ruas no período entre 0h e 5h do dia seguinte.
Segundo a DF Lega, outras nove pessoas foram penalizadas por não cumprirem as regras sanitárias vigentes, como a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Saiba Mais
- Brasil Covid: sem concentração por ricos, vacinas atenderiam todos os idosos e profissionais de saúde do mundo, diz OMS
- Política Guedes: vacinação é a melhor política fiscal e de saúde pública
- Brasil SBV confirma nova linhagem do coronavírus no interior paulista
- Brasil Chegam a SP insumos para produção de 5 milhões de doses de CoronaVac
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.