Economia

Feriado: comércio pode abrir as portas no dia de Corpus Christi

Acordo da categoria autoriza funcionamento. Governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo

Correio Braziliense
postado em 01/06/2021 13:33 / atualizado em 01/06/2021 13:35
Os shoppings podem abrir de 10h às 22h no DF -
Os shoppings podem abrir de 10h às 22h no DF -

Mesmo com o ponto facultativo marcado para esta quinta-feira (3/6) no Distrito Federal, em função do feriado de Corpus Christi, o comércio poderá funcionar na capital federal. A sexta-feira (4/3) seguinte ao feriado também será ponto facultativo.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), a Convenção Coletiva de Trabalho permite que os comerciários trabalhem neste feriado.

Além disso, a portaria nº 1809/21 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, ampliou o rol de atividades econômicas que podem operar de maneira permanente aos domingos e feriados e incluiu o comércio varejista.

Nesses casos, os trabalhadores terão direito a uma folga em outro dia da semana para compensar o dia trabalhado, que deve ser remunerado como dia útil. Se não houver a compensação com a folga, o dia deve ser pago em dobro ao trabalhador, conforme prevê a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

No início de maio, Ibaneis Rocha ampliou o horário de funcionamento do comércio até às 23h. Os shoppings podem abrir das 10h às 22h e o toque de recolher continua das 0h às 5h.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação