EMPREGO

Governador Ibaneis Rocha lança o Renova-DF em Samambaia

Programa de qualificação para moradores do Distrito Federal foi lançado no estacionamento do Estádio Rorizão

Rafaela Martins
postado em 08/06/2021 16:05 / atualizado em 08/06/2021 16:06
Os inscritos no programa terão aulas práticas e teóricas com noções em seis profissões -  (crédito: Marcelo Ferreira / D.A Press)
Os inscritos no programa terão aulas práticas e teóricas com noções em seis profissões - (crédito: Marcelo Ferreira / D.A Press)

Na manhã desta terça-feira (8/6), o governador Ibaneis Rocha (MDB) esteve presente no Estádio Rorizão, em Samambaia, para inaugurar o programa de inclusão social e profissional, o Renova-DF. Com a iniciativa, o Governo do Distrito Federal (GDF) busca atender cerca de 3 mil brasilienses que estão em busca de qualificação profissional.

Os estudantes selecionados entregaram toda a documentação e estão prontos para começar. “Sabemos que muita gente ficou desempregada. O programa trará segurança alimentar, não só para a barriga, mas também para o coração”, destacou Ibaneis.

Com objetivo de impulsionar o mercado de trabalho, os inscritos no programa terão aulas práticas e teóricas com noções em seis profissões: carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro. Durante os três meses de cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os participantes receberão uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.

O Renova-DF também está presente na região administrativa de Ceilândia. O programa é uma parceria da Secretaria de Trabalho com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap); a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); a Companhia Energética de Brasília (CEB); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU); e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

Esperança Renovada

Desempregada há um ano e meio, Tânia Carvalho, 31 anos, é uma das beneficiadas pelo programa. Moradora de Samambaia Norte, a mulher perdeu o emprego durante a pandemia e está animada para garantir uma qualificação em seu currículo. “Estou me virando, fazendo bicos e recebendo o auxílio emergencial”, disse.

Morador de Santa Maria, Fábio Luciano, 41, também encontrou no Renova-DF uma oportunidade de recomeçar. Ao procurar uma unidade da Agência do Trabalhador, o homem fez o cadastro e espera ingressar no mercado de trabalho o quanto antes. “O curso vai me ajudar a criar mais chances de arrumar um trabalho”, contou.

Presente na inauguração, o Administrador de Samambaia, Gustavo Aires, destacou que o Renova-DF representa uma nova visão para a população. Ao final do curso, os alunos vão receber certificado de conclusão e os auxílios, se obtiverem frequência igual ou acima de 80%. Na ocasião, Ibaneis Rocha também confirmou o lançamento do Hospital Oncológico Jofran Frejat para esta quarta-feira (8/6) e a inauguração do Rorizão 2 para alimentar a população de Samambaia.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação