Política Pública

Direitos da pessoa idosa e políticas públicas são temas de conferência

A 5ª Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa terá como tema "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas"

Correio Braziliense
postado em 16/06/2021 15:40 / atualizado em 16/06/2021 15:42
 (crédito: Arte: Victor Hugo/Sejus-DF)
(crédito: Arte: Victor Hugo/Sejus-DF)

Ocorre nesta sexta-feira (18/6) a 5ª Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa (5ªCDDPI), organizada pelo Conselho de Direitos dos Idosos do Distrito Federal (CDI/DF), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) . A conferência terá como tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas” e ocorrerá virtualmente, devido à pandemia de covid-19.

A secretária da Sejus, Marcela Passamani explica: “É uma oportunidade que temos de reunir governo e sociedade civil para dialogarem juntos a melhoria das ações voltadas às pessoas idosas. Queremos encontrar novas formas para que elas sejam protagonistas de suas próprias vidas”.

Será discutido o acesso dessa população, por exemplo, à saúde, assistência social e previdência, educação, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer, além do enfrentamento às violações de direitos humanos e as formas de controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Também está em pauta o enfrentamento das dificuldades vivenciadas no atendimento à pessoa idosa em entidades governamentais e não governamentais e a busca de estratégias conjuntas para a garantia dos seus direitos e efetivação de políticas públicas para este segmento.


Canais de Denúncia


A violação de direitos contra a pessoa idosa pode ser denunciada pelo Disque 100, que é o principal canal de comunicação. Além disso, a denúncia também pode ser feita pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil. No Pacto, também está previsto para ser formalizado o aplicativo Proteja-se, desenvolvido pela Sejus, sendo considerado o principal convênio já assinado entre o MDH e o Governo do Distrito Federal (GDF).

Informações Sejus

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação