Vacinas

Xepa passa a seguir critério de idade no DF, diz secretário

Segundo Gustavo Rocha, da Casa Civil, nova determinação será publicada em circular ainda nesta segunda-feira (28/6)

Samara Schwingel
postado em 28/06/2021 15:41 / atualizado em 28/06/2021 15:50
Quem não tiver agendado mas estiver na faixa etária da vacinação pode procurar os postos para tomar a xepa -  (crédito: JACK GUEZ / AFP)
Quem não tiver agendado mas estiver na faixa etária da vacinação pode procurar os postos para tomar a xepa - (crédito: JACK GUEZ / AFP)

As doses remanescentes das vacinas contra a covid-19, conhecidas como xepa, passaram a ser destinadas para a população sem comorbidade e vão seguir a ordem decrescente de faixa etária. A informação foi divulgada pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante coletiva no Palácio do Buriti. 

"A Secretaria de Saúde vai baixar uma circular hoje orientando a vacinação caso tenha dose remanescente. Vai deixar de ser para segurança e vai ser pelo critério de idade. Então, se sobrou dose, aqueles que não estão agendados, mas têm a idade para serem vacinados poderão ser, caso tenha dose remanescente", disse. 

O secretário explicou que as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer não costumam ter xepa, mas reforçou que a mudança de orientação aos profissionais que atuam na vacinação permanecerá. Atualmente, podem agendar a imunização no DF as pessoas com 48 anos ou mais.

Segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, também presente na coletiva, ainda há oito mil a serem aplicadas nesse público ao longo da semana. Todas já foram reservadas por agendamento. Para abrir mais vagas e ampliar a vacinação, o GDF espera a chegada de mais doses de imunizantes ao longo da semana. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação