Esporte

Covid-19: Funcionários de hotel pedem teste após casos na seleção venezuelana

Os atletas teriam descumprido as ordens do isolamento social estabelecido pela Conmebol. Equipe do hotel afirma exames de PCR serão feitos ainda nesta quarta (16/6)

Após a confirmação de que os jogadores da Seleção da Venezuela testaram positivo para a covid-19 na última sexta-feira (11/6), os funcionários do hotel em que a delegação está hospedada cumprindo o isolamento social afirmam que a empresa estaria se recusando a fazer o teste da covid-19 daqueles que tiveram contato com os atletas infectados. 

Em nota, a Rede Plaza Brasília informou que a equipe do hotel está seguindo todas as medidas de proteção contra a covid-19 e que os testes serão realizados ainda nesta quarta-feira (16/6). “A Rede Plaza Brasília preza, em seus empreendimentos hoteleiros, pelos cuidados com hóspedes e funcionários, mantendo rígidos protocolos, como o uso de máscaras, luvas e face shields, além de uniformes descartáveis para o pessoal de arrumação das unidades. Todos os espaços coletivos são higienizados periodicamente e nossos restaurantes obedecem ao distanciamento recomendado pelas autoridades sanitárias nacionais”, informou a assessoria da empresa.

Após especulações de que os jogadores teriam deixado o hotel, a assessoria informou que os atletas infectados estão cumprindo o isolamento social de acordo com o protocolo estabelecido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Segundo a assessoria, os jogadores saíram de seus quartos na manhã desta quarta-feira para fazer novos exames.

A Secretaria de Saúde afirma que o monitoramento desses casos segue por conta da equipe médica da Conmebol. Os resultados dos testes foram informados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e foram realizados sequenciamentos de algumas das amostras. A secretaria afirma que a antecipação dos resultados só foi possível após a criação do protocolo de vigilância para os jogos, o que priorizou a análise dos sequenciamentos.