MANIFESTAÇÃO

Após denúncias, atos contra Bolsonaro são convocados para sábado

Atos foram antecipados após denúncias de corrupção na compra de doses da Covaxin. Em Brasília, organizadores reclamam que GDF não deixou que fosse realizado na Praça dos Três Poderes

Amanda Oliveira
postado em 01/07/2021 22:30 / atualizado em 01/07/2021 22:38
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Novas manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) devem acontecer, neste sábado (3/07), em todos os 26 estados do Brasil e no Distrito Federal. Em Brasília, o ato terá início às 16h e a concentração será no Museu Nacional.

Os atos estavam previstos para o dia 24 de julho. No entanto, entidades da campanha Fora Bolsonaro optaram pela antecipação após denúncias de propina em negociação por vacinas contra a covid-19.

A mobilização aconteceria na Praça dos Três Poderes. No entanto, por decisão da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), o local precisou ser alterado.

Em nota, a organização afirma: “É lamentável a decisão da SSP de impedir que a Praça dos Poderes não possa cumprir o papel arquitetônico para o qual ela foi concebida inicialmente: ser ocupada pelo povo”.

O respeito às medidas de segurança sanitária é ressaltado em publicações e panfletos que circulam nas redes sociais. A recomendação é que, ao comparecer no dia, as pessoas mantenham o distanciamento e utilizem álcool em gel e máscara PFF2, apontada como a mais eficiente na proteção contra a covid-19.

Mobilizações anteriores

O movimento, que reúne organizações políticas e entidades sociais, convocou duas mobilizações anteriores contra o governo. A primeira delas ocorreu em 29 de maio, e a última, em 19 de junho, quando reuniu, segundo estimativas, mais de 750 mil pessoas em protestos pelo país e no exterior.

Até o fechamento desta reportagem, a Secretaria de Segurança Pública do DF não havia se pronunciado sobre o motivo de ter negado a realização do ato na Praça dos Três Poderes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação