Acidente

Macaco-prego fêmea morre atropelada em via do DF e macho fica rodeando corpo

Acidente aconteceu na tarde de terça-feira (20/7), na Estrada Parque Guará. Quando a Polícia Militar chegou ao local para ajudar na travessia, animal já tinha sido atingido

Rafaela Martins
postado em 21/07/2021 11:31 / atualizado em 21/07/2021 12:15
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Ao tentar atravessar a Estrada Parque Guará (EPGU), no Distrito Federal, uma macaco-prego fêmea morreu atropelada nesta terça-feira (20/7). Após a fatalidade, outro macaco, que também tentava fazer a travessia, ficou rodeando o corpo e acompanhando a situação até voltar para a mata.

De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a viatura não chegou a tempo de ajudar na travessia. O terceiro-sargento Kenji Kato, da PM, estava a caminho do serviço e percebeu o casal de macacos próximo a via. Ele pediu ajuda ao quartel, mas já era tarde.

O corpo da fêmea foi levado para o Zoológico de Brasília. A entidade informou que, como o espaço fica dentro de uma área de preservação ambiental, há grande ocorrência de bichos de vida livre nas redondezas.

A espécie

Muito comuns no Brasil, os macacos-prego são encontrados em variados ambientes como florestas, semiárido, manguezais e até em áreas urbanas. São animais com características parecidas com as dos seres humanos, com um cérebro relativamente grande e capazes de resolver problemas complexos.

Os macacos-prego têm diversas habilidades manuais, como descascar castanhas e frutos duros batendo-as em troncos ou rochas. Eles ainda retiram insetos de pequenos locais usando gravetos. A espécie tem o hábito de formar grupos de oito a 16 indivíduos. Quando se distanciam uns dos outros para se alimentar, eles mantêm contato por meio de sons.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação