Saúde

Covid-19: DF registra primeiro caso de reinfecção pela variante Delta

Segundo a Secretaria de Saúde, trata-se de uma mulher de 66 anos. A paciente está internada em um hospital da rede pública

Samara Schwingel
postado em 27/07/2021 20:06 / atualizado em 27/07/2021 20:06
 (crédito: Handout/AFP - 27/11/20)
(crédito: Handout/AFP - 27/11/20)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, nesta terça-feira (27/7), o primeiro caso de reinfecção pela variante indiana Delta da covid-19. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da pasta, trata-se de uma mulher, de 66 anos, residente do Cruzeiro, e que está internada em uma unidade hospitalar da rede pública de saúde. Uma investigação epidemiológica será feita para apurar se ela já havia sido vacinada.

Ainda segundo a pasta, a paciente encontra-se sob os cuidados da equipe médica e isolada de contato com outros pacientes. Um sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) confirmou a reinfecção pela nova cepa. Ela foi infectada pela primeira vez em abril, pela Gama — variante P1, identificada pela primeira vez em Manaus. 

Este é o segundo caso de reinfecção por variante confirmado no DF. O primeiro foi registrado em abril deste ano, em um homem de 33 anos. A primeira infecção do paciente foi em março, pela variante P1. Um mês depois, ele foi infectado pela B.1.1.28, inglesa. 

Delta 

Até o momento, o GDF identificou 45 casos de infecção pela variante Delta na capital federal — dentre eles, 26 servidores do Hospital de Apoio de Brasília (HAB), que enfrenta surto da doença. Representantes da Secretaria de Saúde acreditam que o contágio local resultou do contato de parentes dos pacientes com outras pessoas. No entanto, essa possibilidade está sob investigação. Três pessoas morreram. 

Nesta terça, o Distrito Federal registrou 582 novos casos de covid-19 e 12 mortes. Com as ocorrências, a capital acumula 447.354 infecções pela doença e 9.578 óbitos, desde o começo da pandemia. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do DF. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação