COVID-19

GDF fará levantamento de grávidas vacinadas com AstraZeneca para aplicar 2ª dose

Secretaria de Saúde pediu busca ativa das cerca de 400 grávidas e puérperas que receberam primeira dose do imunizante da Oxford/AstraZeneca. Reforço para o grupo será com vacina da Pfizer/BioNTech ou CoronaVac

Luana Patriolino
postado em 28/07/2021 23:25 / atualizado em 28/07/2021 23:26
 (crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) fará um levantamento das gestantes e puérperas que se vacinaram com primeira dose da Oxford/AstraZeneca, para convocá-las a tomar o reforço do imunizante da Pfizer/BioNTech. Segundo a pasta, caso a vacina da fabricante não esteja disponível, será aplicada a CoronaVac.

O Distrito Federal tem cerca de 400 gestantes e puérperas que receberam a primeira dose da vacina de Oxford e ainda não tomaram a segunda. O intervalo entre elas é de três meses. No Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, o grupo consta entre as prioridades do atendimento. 

A nova orientação consta em uma circular da Secretaria de Saúde (SES-DF) publicada na segunda-feira (26/7). O documento partiu da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e considera como puerpério o período de até 45 dias após o parto.

Na segunda-feira (26/7), o Ministério da Saúde autorizou que as integrantes desse público vacinadas com a primeira dose da Oxford/AstraZeneca recebam um imunizante diferente na segunda aplicação. O órgão federal definiu que a preferência é pela aplicação da segunda dose da Pfizer/BioNTech ou, em caso de indisponibilidade, da CoronaVac.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação