LEGISLATIVO

CLDF: Cartão Gás e estímulos a empreendedores na primeira votação do semestre

Recesso parlamentar terminou nessa terça (3/8), mas votações ficaram acordadas entre os deputados para esta quarta (4/8). Cartão Gás, prorrogação do Pró-DF e criação do Desenvolve-DF são projetos de lei do GDF que devem ser votados

Ana Isabel Mansur
postado em 04/08/2021 16:32
 (crédito: CLDF/Reprodução)
(crédito: CLDF/Reprodução)

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) deve votar, nesta quarta-feira (4/8), os projetos de lei do Executivo local que criam o Programa Cartão Gás e prorrogam o prazo de adesão ao Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do DF (Pró-DF), além de implementar o Programa de Desenvolvimento do DF (Desenvolve-DF).

As votações foram propostas pelo presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB), na sessão ordinária dessa terça-feira (3/8), que marcou a retomada dos trabalhos legislativos, em recesso parlamentar desde 29 de junho. Consultadas, as lideranças partidárias concordaram com a inclusão dos projetos na Ordem do Dia desta quarta (4/8).

A proposta do Programa Cartão Gás é do PL nº 2059/2021, que determina que o benefício seja “de caráter emergencial, destinado a assegurar às famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo o acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP 13 kg) para uso doméstico.”

De acordo com o projeto, os contemplados receberão um auxílio financeiro de R$ 100 a cada dois meses para a compra do gás de cozinha. Na capital federal, o item pode chegar a custar R$ 93.

Para ter direito ao Cartão Gás, é preciso estar com inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; possuir renda familiar per capita de até meio salário-mínimo; ter declarado comprometimento de renda com aquisição de gás liquefeito de petróleo (GLP) no respectivo registro do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; residir no DF; não se encontrar em situação de rua ou em acolhimento institucional coletivo; e o responsável familiar ter idade igual ou superior a 16 anos.

Programas

O PL nº 2054/2021 também está na pauta de votações da CLDF nesta quarta (4/8). O texto trata da prorrogação de prazos previstos na legislação que reformulou o Pró-DF e criou o Desenvolve-DF, além de ofertar novas possibilidades de regularização de situações consolidadas oriundas de programas de desenvolvimento econômico anteriores.

No entanto, Rafael Prudente adiantou que a Câmara deve votar somente o substitutivo com a prorrogação do prazo de adesão ao programa. Os outros pontos sugeridos na proposta serão analisados somente em um novo projeto, a ser encaminhado pelo governo.

O prazo de adesão inicial é até esta quarta (4/8) e deve ser estendido até 4 de fevereiro de 2022. Segundo a justificativa do GDF, a prorrogação “visa oportunizar ao maior número de empresas a regularização de seus incentivos econômicos, bem como a ocupação de imóveis de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), por meio dos programas de desenvolvimento econômico."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação