PREVISÃO DO TEMPO

Com ventos moderados, sexta-feira amanhece com sensação térmica de 4°C

Temperatura máxima pode chegar a 27°C no período da tarde em algumas regiões do Distrito Federal. A umidade relativa do ar varia em torno de 85% e 30% nesta sexta-feira (6/8)

Cibele Moreira
postado em 06/08/2021 08:07
 (crédito: Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Quem precisou sair de casa na manhã desta sexta-feira (6/8), no Distrito Federal, enfrentou um vento frio com sensação térmica de 4°C. No entanto, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima registrada nos termômetros foi de 11°C. A diferença se dá pela presença de ventos moderados que fazem com que a população tenha essa percepção de clima mais gelado. 

Apesar da grande nebulosidade registrada nas primeiras horas do dia, o Inmet afirma que não há previsão de chuva para esta sexta-feira (6/8). No período da tarde, as nuvens devem se dissipar deixando o céu claro e aumentando a temperatura. A máxima prevista é de 27°C. 

Com a circulação de nuvens baixas, o clima ficará mais ameno no Distrito Federal com a umidade do ar deve variando entre 85% e 30%. Porém, para o fim de semana, o tempo seco deve retornar com a possibilidade de a umidade ficar abaixo dos 30%. 

O dia mais frio registrado neste ano ocorreu no início de julho. Em 1º de julho, os termômetros nas regiões do Gama e de Planaltina chegaram a registrar 5°C, com 1ºC de sensação térmica. No Plano Piloto, a mínima foi de 8°C, com sensação térmica de 3ºC e 4ºC. 

 

Confira a orientação para cada nível de medição:


Entre 30% e 21% por cinco dias consecutivos: estado de atenção

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
  • Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
  • Beber água à vontade.

Entre 20% e 12% por dois dias seguidos: estado de alerta

  • Observar as recomendações do estado de atenção;
  • Evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados;
  • Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

Abaixo de 12% por dois dias seguidos: estado de emergência

  • Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
  • Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Manter os ambientes internos úmidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação