Encontro

Ibaneis defende harmonia entre Poderes e diz que ambiente "não está legal"

Declaração foi feita após a reunião do Fórum Nacional de Governadores. Segundo o chefe do Executivo local, governadores querem linha direta de contato com os Três Poderes

Samara Schwingel
postado em 23/08/2021 12:53 / atualizado em 23/08/2021 13:24
Ibaneis participa do IX Fórum Internacional de Governadores -
Ibaneis participa do IX Fórum Internacional de Governadores -

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), voltou a defender harmonia entre os Poderes, após a reunião do IX Fórum Nacional de Governadores. Segundo o chefe do Executivo local, os gestores falam em nome da população e o ambiente político do país “não está legal para ninguém”.

“Foi proposto o estabelecimento de uma linha direta de contato com a presidência da Republica, com a Câmara dos Deputados, Senado Federal e com o Supremo Tribunal Federal (STF). As cartas e ofícios devem ser enviados nos próximos dias”, disse.

Ibaneis afirmou que espera que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) receba os governadores. “Se uma parte quer resolver, a outra tem que estar aberta à solução. Eu entendo que não tem motivo nenhum para o presidente recusar esse convite”, declarou. “Não está legal para ninguém trabalhar nessa situação. No DF, por exemplo, temos 20% de desemprego. Precisamos ter investimento na economia e isso só se faz quando tem tranquilidade na política”, declarou.


Reunião

Em meio à tensão entre os Poderes, o Forum Nacional de Governadores se reuniu nesta segunda-feira (23/8) com o intuito de discutir a atual conjuntura política e econômica além da defesa da democracia.

O coordenador do fórum é o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). O anfitrião da reunião foi o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Estavam presentes os seguintes governadores: do Acre, Gladson Cameli; de Alagoas, Renan Filho; do Amapá, Waldez Goés; da Bahia, Rui Costa; do Ceará, Camilo Santana; do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Goiás, Ronaldo Caiado; do Maranhão, Flávio Dino; do Mato Grosso, Mauro Mendes; do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Pará, Helder Barbalho; Vice-Governador do Paraná, Darci Piana; de Pernambuco, Paulo Câmara; do Piauí Wellington Dias; do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; Vice-Governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; de Santa Catarina, Carlos Moisés; de São Paulo, João Doria; de Sergipe, Belivaldo Chagas; de Rondônia, Marcos Rocha; e de Roraima, Antonio Denarium.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação