Economia

Fique atento: Última parcela do IPTU vence nesta semana no DF

O vencimento das cotas do imposto vai até sexta-feira (27/8). O pagamento pode ser efetuado pela Caixa Econômica Federal e em outros bancos

Correio Braziliense
postado em 24/08/2021 09:48 / atualizado em 24/08/2021 09:48
O vencimento da última parcela será na sexta (27/8) -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
O vencimento da última parcela será na sexta (27/8) - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A população do Distrito Federal deve pagar a quarta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Limpeza Pública (TLP) de 2021 até sexta-feira (27/8). A data de vencimento da cota é definida de acordo com o número final da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do DF (CI/DF).

Caso o contribuinte tenha indicado créditos do programa Nota Legal para abater no imposto, o boleto deve ser gerado pelo site ou aplicativo da Secretaria de Economia (Seec) com o valor correto, com desconto.

Anualmente, os moradores do Distrito Federal podem efetuar o pagamento do imposto em quatro parcelas ou em cota única. No caso da cota única, a pessoa tem um desconto de 5% no valor cobrado, se o imóvel não tiver débitos na Receita do DF. A primeira parcela e a parcela única venceram em maio, e a segunda em junho. Vale destacar que todos os imóveis têm o vencimento da última cota nesta semana.

O pagamento do IPTU/TLP voltou a ser autorizado na rede bancária da Caixa Econômica Federal. Além da Caixa, a população pode pagar o IPTU no Banco de Brasília (BRB), Banco do Brasil, Santander, Banco Inter, Banco Original, Bradesco, Itaú, Banco Mercantil do Brasil e Sicoob.


Prorrogação e isenção

Como medida de apoio ao setor produtivo e para amenizar os efeitos da pandemia, o Governo do Distrito Federal (GDF) prorrogou o pagamento do IPTU para algumas categorias da economia. Além disso, foi concedida remissão, anistia e isenção do IPTU e IPVA para 16 categorias para os exercícios de 2020 e 2021. A anistia aplica-se somente às multas acessórias e aos juros de mora.


* Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação