SEGURANÇA

Sem vigilância adequada, pontos turísticos do DF enfrentam ação de criminosos

Cartões-postais da cidade, como a Igrejinha e a Praça dos Orixás, são alvo de criminosos, responsáveis por pequenos roubos e ações ligadas à discriminação religiosa. PMDF destaca que Brasília tem patrulhamento 24h por dia

Edis Henrique Peres
postado em 28/08/2021 06:00
José Antônio, na Igrejinha: falta vigilância no local -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
José Antônio, na Igrejinha: falta vigilância no local - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Pela terceira vez furtada em menos de um ano, a situação da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na 307/308 Sul, reflete a sensação de insegurança dos moradores e visitantes do templo. Esse problema se repete em outro ponto do Distrito Federal: a Praça dos Orixás, na Prainha, que teve a escultura de Ogum queimada na noite da última quinta-feira (26/8). Sem uma vigilância adequada, esses locais são alvo de criminosos e de intolerância religiosa, respectivamente.

A reportagem do Correio visitou, na tarde de nessa sexta-feira (27/8), esses dois cartões-postais e também a Torre de TV. Apenas na Torre havia a presença de uma equipe da polícia. No entanto, a Igrejinha e a Prainha, segundo visitantes, não recebem a mesma atenção.

  • Polícia investiga responsáveis por queima da escultura de Ogum no Lago
    Polícia investiga responsáveis por queima da escultura de Ogum no Lago Minervino J?nior/CB/D.A Press

Para o segurança da Igrejinha, José Antônio Souza, 34 anos, falta monitoramento no local. “Costumo chegar aqui por volta das 14h, fico até as 21h, a não ser que tenha casamento, aí fechamos mais tarde. Mas aqui só veio patrulha depois do último roubo. A polícia só ficou por dois dias, depois, não apareceu. Falta realmente vigilância no local”, destaca José.

O porteiro Antônio Medeiros, 53, trabalha em um prédio na quadra da Igrejinha há 38 anos, e explica que o problema, ao contrário do pensamento de alguns, não é devido aos moradores de rua. “Estou aqui todo esse tempo e houve períodos com muitos moradores de rua por aqui, e te digo que não havia assaltos como tem hoje. Acho que é questão de criminalidade mesmo”, diz.

A babá Regiane Aparecida, 33, conta que fica sempre atenta quando desce com o bebê para a praça da Igrejinha. “Fico prestando atenção e, se vejo alguém que parece mal-intencionado, evito passar perto, volto para o apartamento. É o jeito de a gente se proteger. O problema é que não há policiamento suficiente para inibir esse tipo de ação aqui perto”, alerta.

A falta de vigilância é o mesmo problema relatado na Prainha. A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) investiga o caso de depredação a escultura de Ogum. Os autores do crime podem pegar até 6 anos de prisão.

Questionada sobre as ocorrências nos dois locais, a Polícia Militar do DF (PMDF) ressaltou, em nota, que patrulha diariamente as quadras da Asa Sul. “Reiteramos que os criminosos esperam o melhor momento para agir. Neste caso, a PMDF orienta aos moradores e comerciantes da quadra para que procurem o batalhão da área para falar sobre as demandas de segurança. No mais, informamos que a PMDF tem prendido diariamente, porém na mesma velocidade, muitos infratores têm sido liberados durante audiências. Todo o DF recebe policiamento de forma ininterrupta, ou seja, 24h por dia”.

Tranquilo

Dos locais visitados pelo Correio, a Torre de TV apresenta a melhor sensação de segurança para os visitantes e comerciantes da região. Márcia Dias da Silva, 40, frequenta o local desde a infância, acompanhando o pai que era pipoqueiro. Agora, é ela que vende o produto. “Aqui é muito tranquilo. Tem patrulhamento e, quando começa a escurecer, eles ligam as luzes. Nunca vi relato de problemas”, conta.

A frequentadora do lugar Eneida Alves dos Santos, 35, compartilha da mesma sensação de segurança. “Aqui, na região central do DF, costuma ser mais monitorado. Falta esse controle em outros locais, como na minha cidade, em Taguatinga. Lá eu me sinto insegura”, afirma. Thiago Lima, 31, morador do Guará, aproveitou a tarde de sexta-feira para visitar o ponto turístico. “Nesse horário (16h40), acho bem tranquilo. Tem fluxo de gente passeando por aqui, então não vejo perigo”, avalia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação