Tempo

Chove no Distrito Federal após 76 dias de estiagem durante a seca

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que chuva deve se estender pelos próximos dois dias. Brasilienses registraram a precipitação de água no Guará 1, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Águas Claras e no Plano Piloto

Pedro Marra
postado em 30/08/2021 19:41 / atualizado em 30/08/2021 20:36
Chuva em Águas Claras no início da noite desta segunda-feira (30/8) -  (crédito: Maria Eduarda Cardim/CB/D.A Press)
Chuva em Águas Claras no início da noite desta segunda-feira (30/8) - (crédito: Maria Eduarda Cardim/CB/D.A Press)

Depois de 76 dias de estiagem, choveu no início da noite desta segunda-feira (30/8). Uma trégua para os brasilienses que vinham enfrentando sucessivos dias de tempo seco e baixa umidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que, por volta das 18h30, caiu 0,8mm de chuva em Brazlândia. Em seguida, a reportagem recebeu relatos de chuva em Águas Claras, no Guará 1, no Paranoá, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e no Plano Piloto. A última vez que choveu no DF foi em 15 de junho.

De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, uma pequena entrada de umidade foi o que causou a chuva, que deve durar por mais dois dias. “É provável que o tempo permaneça assim até quarta-feira. Temos chance de chuva, mas está sendo muito pontual. Tivemos um pouco de incremento de umidade na atmosfera, com algumas nuvens mais carregadas. É só uma entrada de umidade associada ao calor que nós tivemos”, explica.

Com umidade relativa do ar entre 80% e 30%, a temperatura mínima será de 14ºC e máxima pode chegar a 29ºC, nesta terça-feira (31/8), no DF. O especialista afirma que há mais chances de chuva à tarde. “Essa prevalência acontece porque é quando está mais quente e ocorre choque térmico do calor com a umidade”, conclui.

Segundo moradores de Águas Claras, a chuva leve durou cerca de 30 minutos. Os chuviscos serviram para amenizar a secura, mas o asfalto permaneceu praticamente seco. No Guará 1, foram 20 minutos de chuva.

No Paranoá Parque, moradores afirmaram que houve queda de energia logo após o início das precipitações. "Assim que cheguei em casa a luz tinha acabado. Mas foi rapidinho. Durou de três a cinco minutos a falta de luz. Cai a primeira chuva e pode ter certeza que a luz vai acabar", afirma o garçom Cristiano Soares, 32 anos.

 

Chuva em Águas Claras

Chuva no Guará 1

Paranoá

  • Chuva no Guará 1 durou cerca de 15 minutos no começo da noite
    Chuva no Guará 1 durou cerca de 15 minutos no começo da noite Reprodução/Redes sociais
  • No Paranoá Parque, moradores alegam queda de energia após chuva no começo da noite
    No Paranoá Parque, moradores alegam queda de energia após chuva no começo da noite Reprodução/Redes sociais
  • Chuviscou por cerca de 30 minutos próximo à Rodoviária do Paranoá
    Chuviscou por cerca de 30 minutos próximo à Rodoviária do Paranoá Reprodução/Redes sociais
  • Moradores de Águas Claras registram chuvisco no começo desta noite
    Moradores de Águas Claras registram chuvisco no começo desta noite Vicente Nunes/CB/D.A Press
  • Chuva em Águas Claras no início da noite desta segunda-feira (30/8)
    Chuva em Águas Claras no início da noite desta segunda-feira (30/8) Maria Eduarda Cardim/CB/D.A Press

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação