Fogo

Incêndio florestal consome área atrás da cidade do automóvel

Corpo de Bombeiros Militar do DF combate incêndio florestal em área do Regimento de Cavalaria de Guardas (RCG), do Exército Brasileiro. Há quatro viaturas no local

Pedro Marra
postado em 21/09/2021 16:13 / atualizado em 21/09/2021 16:59
Incêndio florestal atinge área próxima à cidade do automóvel -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Incêndio florestal atinge área próxima à cidade do automóvel - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Um incêndio florestal consome, na tarde desta terça-feira (21/9), uma na área do Regimento de Cavalaria de Guardas (RCG) do Exército Brasileiro, próxima ao Parque Nacional de Brasília (PNB). O CBMDF conta com quatro viaturas em combate ao fogo na região, onde há uma fumaça alta. "É um incêndio florestal atrás da cidade do automóvel", diz a corporação.

Até o momento, o DF conta com 40 registros de incêndios, conforme comunica o Corpo de Bombeiros. "Pelo menos metade deles ainda está em atuação. Os maiores focos são em Sobradinho e Gama, sem registro de pessoas ou animais feridos”, diz o CBMDF.

Somente neste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou 3.749 ocorrências de incêndios florestais que destruíram 14,6 mil hectares de vegetação — área equivalente a 20,5 mil campos de futebol.

Nos primeiros oito meses deste ano, o total ficou abaixo do verificado no mesmo período do ano passado: 9,45 mil hectares, contra 9,78 mil, em 2020, segundo o CBMDF. Ainda assim, para quem lida com o problema diariamente, a sensação de incômodo persiste. No início do mês, um incêndio florestal destruiu quase 10% da Floresta Nacional de Brasília (Flona). As chamas atingiram 806 hectares de uma área total de 9 mil, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A queimada durou dois dias.

 

De 1° de setembro até segunda-feira (20/9), houve 679 incêndios florestais na região da capital federal. Nesse período, eles atingiram uma área total de 5,17 mil hectares — correspondentes a 7,2 mil campos de futebol. No Park Way, por exemplo, algumas das queimadas têm afetado a fauna e a flora da região. Lá, a limpeza de lotes com uso de fogo tem expulsado famílias de capivaras e macacos das matas devido à queima da vegetação natural. Com a mudança de direção dos ventos, o problema ainda oferece riscos para os moradores.

Confira vídeos do incêndio:

  • Incêndio florestal atinge área próxima à cidade do automóvel
    Incêndio florestal atinge área próxima à cidade do automóvel Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Incêndio florestal atinge área próxima à cidade do automóvel
    Incêndio florestal atinge área próxima à cidade do automóvel Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Incêndio florestal atinge área próxima à cidade do automóvel
    Incêndio florestal atinge área próxima à cidade do automóvel Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Fumaça de incêndio atrás da cidade do automóvel é vista do SIG
    Fumaça de incêndio atrás da cidade do automóvel é vista do SIG Rodrigo Craveiro/CB/D.A Press
 

Aguarde mais informações

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação