Tempo

Olha a chuva! DF deve ter trégua na seca e no calor nesta quinta-feira

A partir do fim da tarde desta quinta-feira estão previstas pancadas de chuvas em algumas regiões da capital. Presença de nuvens também garante aumento da umidade relativa do ar

Edis Henrique Peres
postado em 23/09/2021 11:11
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

Depois de setembro ter batido o recorde de calor na média histórica desde 1961, na última terça-feira (21/9), quando os termômetros marcaram 37,1°C, o Distrito Federal finalmente terá uma trégua na seca e nas altas temperaturas. Para esta quinta-feira (23/9) é previsto um recuo no calor e aumento na umidade relativa do ar.

Ao longo do dia, a temperatura máxima deve ficar em 31°C, com mínima de 22°C. Já a umidade ficará entre 65%, durante a manhã, e 30% no período da tarde. “Existe uma possibilidade de amanhã ter chuvas em algumas regiões. Isso porque os ventos mudaram a direção com a chegada de uma pequena frente fria, e isso aumenta a nebulosidade. Inclusive hoje, no fim do dia, há riscos de algumas pancadas de chuva”, conta o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cléber Souza.

O especialista explica que os ventos estão trazendo umidade para o DF e que, ao longo do dia, com o aumento das temperaturas, haverá formação de mais nuvens, o que garante a umidade do ar. “Diferentemente de antes, quando estávamos com o céu praticamente sem nuvens”, destaca. No entanto, o especialista pontua que outubro ainda pode trazer o calor de volta.

“Se tivermos a atuação de alguma outra massa de ar seco, as temperaturas podem ficar altas e o clima, seco de novo. Temos de lembrar que setembro e outubro são meses que batem recorde de altas temperaturas. No entanto, se continuarem chegando frentes frias e as chuvas ficarem intensas, as temperaturas podem se manter amenas”, finaliza. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • confira como tempo deve fica nesta quinta-feira nas região da Capital
    confira como tempo deve fica nesta quinta-feira nas região da Capital Foto: Ed Alves/CB/ D.A Press
  • Calor e seca devem permanecer no fim de semana
    Calor e seca devem permanecer no fim de semana Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Temperaturas altas e seca continuam no DF
    Temperaturas altas e seca continuam no DF Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Exposição excessiva e sem proteção ao sol é causa da doença
    Exposição excessiva e sem proteção ao sol é causa da doença Foto: Pedro Marra/CB/D.A Press
  • Chuva após 76 dias de estiagem no DF
    Chuva após 76 dias de estiagem no DF Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação