Saúde

Bloco infantil do hospital de Sobradinho retoma os atendimentos

A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (24/9), pelo secretário de saúde do Distrito Federal, general Manoel Pafiadache. O bloco estava fechado desde que a pasta decretou bandeira negra

Ana Maria Pol
postado em 24/09/2021 09:28 / atualizado em 24/09/2021 09:28
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Após suspender os atendimentos por mais de um dia, o bloco Materno Infantil do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) voltou a funcionar. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (24/9), pelo secretário de saúde do Distrito Federal, general Manoel Pafiadache. O bloco estava fechado desde que a pasta decretou bandeira negra, devido a um curto circuito que ocorreu na noite de quarta-feira (22/9).

Em nota, a superintendência de Saúde da Região de Saúde Norte ressaltou que os reparos já foram realizados na rede elétrica do Bloco Materno Infantil do Hospital de Sobradinho. “Foram concluídos essa madrugada”, afirmou o órgão. Equipes da Neoenergia Brasília foram até o local durante a tarde de quinta-feira (23/9), para realizar os reparos.

Durante a suspensão, os pacientes que estavam internados no local foram transferidos para outras unidades de saúde. A superintendente da Região Norte, Sabrina Gadelha, ressaltou que o HRS recebeu imediatamente apoio de hospitais da rede que se manifestaram para receber os bebês e as mães. Os pacientes foram transferidos com a ajuda do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e ambulâncias do Núcleo de Apoio e Remoção de Pacientes (NARP).

Os pacientes da unidade de terapia intensiva (UTI) Neonatal foram transferidos para o Hospital São Francisco (3); Hospital Santa Marta (2). Os da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin) foram transferidos para o Hospital Regional da Asa Norte (2); e Hospital Regional de Planaltina (1). As gestantes de alto risco foram recebidas no Hospital Materno Infantil de Brasília Dr. Antônio Lisboa (3), no Hospital Regional da Asa Norte (6) e no Hospital Regional de Taguatinga (1). Além disso, três gestantes em trabalho de parto foram transferidas para o Hospital Regional de Planaltina (HRP).

A bandeira negra é decretada em casos excepcionais e significa que o hospital está fechado para receber novos pacientes, ficando suspensas, até segunda ordem, as consultas agendadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação