Pandemia

DF perde 10 mil doses de vacinas por questões técnicas

O valor corresponde à 0,25% do total de vacinas recebidas pelo GDF. Segundo a Secretaria de Saúde, perda técnica é aquela considerada justificável

Samara Schwingel
postado em 28/09/2021 14:32 / atualizado em 28/09/2021 14:33
 (crédito: Governo de Minas Gerais/Divulgação)
(crédito: Governo de Minas Gerais/Divulgação)

Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, o Distrito Federal contabilizou 10.315 doses perdidas por questões técnicas. O valor, segundo a Secretaria de Saúde, corresponde a 0,25% das 4.082.566 vacinas recebidas. A pasta ainda explica que o Ministério da Saúde prevê que pode haver até 10% de perda técnica. 

"O DF já recebeu 4.082.566 vacinas contra a covid-19 e os 10% de perda técnica que o Ministério da Saúde considera são em cima desse valor. Das doses recebidas no DF, 10.315 foram notificadas pelas Regiões de Saúde como perdidas, de acordo com as queixas técnicas, o que representa 0,25% de perda por queixa técnica", afirmou a secretaria por meio de nota. 

Apesar disso, a pasta ressaltou que ainda não é possível calcular com exatidão as perdas técnicas porque o Ministério da Saúde ainda não habilitou acesso aos relatórios de perdas e nem todas as doses aplicadas encontram-se no sistema interno. "O cálculo é realizado pelo sistema, pela diferença entre o total de doses utilizadas e o total de doses aplicadas."

Tipos de perdas 

Existem dois tipos de perdas de doses de vacinas: perda técnica e perda física. Perda técnica é aquela considerada justificável, pois ocorre quando um frasco que dispõe de mais de uma dose é aberto e não se aplica todas as doses antes do prazo de vencimento da vacina após aberta. 

Já as perdas físicas são consideradas evitáveis e quanto aos motivos, são classificadas em: quebra de frasco, falta de energia, falha no equipamento, validade vencida, procedimento inadequado, falha no transporte, entre outros. Há ainda perdas por problemas técnicos com o produto, a saber: falta de rótulo, mudança de cor, presença de grumos, falta de pressão no frasco, volume inferior ao descrito na bula.

Agora, quando a quantidade de doses extraída é inferior ao mencionado na bula do imunizante, caracteriza-se como queixa técnica que deve ser notificada para avaliação. O volume inferior ao em bula pode ser ocasionado por problemas no envase, extração inadequada pelo aplicador, ou seringas com grande volume residual.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação