Obituário

Morre Jenaide Lima, pioneiro da cena cultural de Taguatinga

Fotógrafo e ativista, o homem deixa um legado importante para a cidade. Ele morreu de complicações causadas por conta da diabetes

Rafaela Martins
postado em 29/09/2021 13:12 / atualizado em 29/09/2021 13:54
 (crédito: Reprodução/Facebook/Jenaide Lima)
(crédito: Reprodução/Facebook/Jenaide Lima)

Jenaide Lima era referência de ativismo político e cultural nas ruas de Taguatinga. Morador de longa data, ele ajudou a fundar o Karekas Bar Kaixa D’água, localizado no Setor. F Norte CNF 2, e sempre registrava, por meio de fotos, a vida noturna da cidade. Por volta das 19h de terça-feira (28/9), ele não resistiu a uma parada cardiorrespiratória e morreu. Debilitado, Jenaide tinha diabetes e isso complicou o quadro de saúde.

Cansado e sem conseguir andar, o homem não estava bem nos últimos dias. “Ninguém esperava por isso, eu estava morando na casa dele inclusive, e quando ele chegou da Bahia já estava muito debilitado, mas achamos que era por conta da diabete que estava complicada”, declarou o amigo Jaime Ricardo surpreso. Internado desde o último domingo (26/9), Jenaide precisou amputar cinco dedos do pé e o pulmão estava comprometido, com bastante água.

“A gente se conhecia desde 1975. Ele frequentava o bar e também foi um dos fundadores do cineclube caixa d'água. Além disso, ele fazia minha contabilidade”, ressaltou o amigo Jaime. Parceiro há 46 anos, Jaime fará uma homenagem ao amigo no bar nesta quarta-feira (29/9), às 20h.

A filha do ativista, Gabriela, mora no Rio de Janeiro e veio às pressas para Brasília ajudar o pai. “Domingo passado, a filha dele chegou do Rio, na terça-feira ele amputou os cinco dedos do pé. Ele caminhava pouco, sentia muito cansaço e parecia que só um pulmão funcionava, porque ele estava com água no pulmão. Cheguei a falar com ele ontem, por volta das 15h, mas depois aconteceu essa tragédia”, explicou Jaime.

O enterro será realizado na quinta-feira (30/9), às 11h, no cemitério Campo da Esperança de Taguatinga. O velório acontecerá na capela 2, das 8h30 às 10h30.

Nesta quarta grupo de amigos organizam uma homenagem  a Jenaide Lima
Nesta quarta grupo de amigos organizam uma homenagem a Jenaide Lima (foto: Reprodução)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação