VIOLÊNCIA

Preso quarto suspeito de grupo internacional que induzia pessoas ao suicídio

Na manhã desta quarta-feira (29/9), policiais civis da 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá) deflagraram uma mega-operação para cumprir mandados de prisão preventiva em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás contra suspeitos que indicavam substância tóxica em sites

Darcianne Diogo
postado em 29/09/2021 19:11 / atualizado em 29/09/2021 19:26
Suspeito atuaria em grupo que estimulava o autoextermínio e indicava medicamentos para a prática -  (crédito: PCDF)
Suspeito atuaria em grupo que estimulava o autoextermínio e indicava medicamentos para a prática - (crédito: PCDF)

O quarto suspeito de integrar uma associação criminosa investigada por induzir pessoas a praticarem autoextermínio foi preso, na noite desta quarta-feira (29/9), em Uberlândia (MG). O homem é acusado de atuar num site internacional, com ramificação nacional, e recomendar, principalmente para jovens, uma substância tóxica capaz de causar a morte. Pela manhã, policiais civis da 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá) deflagraram uma mega-operação para cumprir os mandados de prisão preventiva em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

O Correio apurou que o suspeito mora no Rio de Janeiro, mas fugiu para Minas Gerais. No fim da tarde desta quarta-feira, ele se apresentou em uma delegacia de Uberlândia.

As investigações começaram há sete meses, após a polícia ser informada da morte de duas jovens, de 21 e 22 anos, moradoras do Paranoá. As mulheres eram amigas e morreram com intervalo de pouco mais de um mês, em circunstâncias similares. “Os quatro autores agiam pela internet, oferecendo e indicando a substância tóxica para o autoextermínio”, detalhou o delegado-chefe da 6ª DP, Ricardo Viana.

A polícia colheu os celulares das jovens para perícia e, no decorrer das investigações, descobriu que o bando integrava o grupo CTBus (catch the bus, expressão em inglês que refere-se ao cometimento de suicídio). “Os autores convidavam as pessoas a participar de outros grupos em outros estados do país”, acrescentou o delegado. Dos presos, dois foram detidos em São Paulo, um em Goiânia e, o quarto, em Uberlândia.

Prevenção

Nesta semana, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região, promoveu uma oficina para debater e incentivar a reflexão e a sensibilização quanto à importância da prevenção ao suicídio e os cuidados com a saúde mental no trabalho. A primeira foi no dia 23 e a outra, será nesta quinta-feira (30/9). Para se inscrever, é preciso preencher o formulário clicando aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação