Saúde

Campanha de multivacinação vale para crianças de até 15 anos

Objetivo é atualizar a caderneta do público-alvo com os imunizantes de rotina. Secretaria de Saúde diz que procura está baixa no DF

Correio Braziliense
postado em 07/10/2021 21:30 / atualizado em 07/10/2021 22:21
 (crédito: Frederic J. Brown/AFP)
(crédito: Frederic J. Brown/AFP)

A campanha de multivacinação que ocorre no Distrito Federal visa atualizar a caderneta de vacinas das crianças de zero a 15 anos. A Secretaria de Saúde pede que os pais e responsáveis levem o público até o ponto de vacinação de rotina mais próximo. Chegando na unidade, o profissional de saúde irá verificar se tem alguma vacina do calendário básico em falta. Se houver, o imunizante poderá ser aplicado na hora.

Segundo a pasta, há vários tipos de vacinas para prevenção de diversas doenças, independentemente da faixa etária. A maior parte dessas vacinas é aplicada na infância e faz parte do calendário básico de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde. Apesar de haver oferta de imunizantes durante todo o ano nas unidades básicas de saúde do DF, a procura está baixa na capital federal. 

Há 111 locais de vacinação de rotina. Confira aqui a lista completa. 

Cobertura

A cobertura dos imunizantes de rotina está distante da meta de alcançar 80% do público-alvo para as vacinas contra o HPV, meningocócica C e meningocócica ACWY em adolescentes; 90% para as vacinas BCG e Rotavírus; e 95% para as demais vacinas indicadas na rotina do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a meningocócica C em crianças. 

A única vacina que atingiu a meta foi a BCG, que previne a tuberculose. Desde 2020, o imunizante é disponibilizado nas maternidades dos hospitais regionais e na Casa de Parto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação