Tempo

Quedas de árvores causam transtorno no centro da cidade durante chuva forte

Incidentes ocorreram no Setor Hoteleiro Norte, Setor Hoteleiro Sul e Setor Comercial Sul e corpo de bombeiros foi acionado

Pedro Marra
postado em 19/10/2021 20:11 / atualizado em 19/10/2021 20:14
Galho cai em cima de Celta prata no Setor Hoteleiro Norte (SHN) -  (crédito: CBMDF/Divulgação)
Galho cai em cima de Celta prata no Setor Hoteleiro Norte (SHN) - (crédito: CBMDF/Divulgação)

A chuva do início da noite desta terça-feira (19/10) causou estragos no Distrito Federal. Na quadra 5 do Setor Hoteleiro Norte (SHN), por volta das 18h, um galho de árvore caiu em cima de um carro, um Celta prata, que estava estacionado ao lado de um edifício, sem ocupantes no interior do veículo. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), foi preciso cortar a árvore, emergencialmente, pois apresentava risco de queda.

Em outro local da cidade, os bombeiros foram chamados para vistoriar uma palmeira que ameaçava cair ao lado de um edifício do Setor Hoteleiro Sul (SHS). Como a estrutura da árvore estava comprometida, foi feito o corte emergencial.

No Setor Comercial Sul (SCS), as 18h21, outra queda de árvore foi registrada perto do Edifício Parque Cidade, Próximo ao Pátio Brasil. A árvore estava obstruindo o estacionamento do subsolo do edifício. Não houve vítimas e apenas um poste de iluminação particular foi danificado. 

Em nota, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) já havia alertado para a possibilidade de chuvas fortes . A pasta elencou algumas orientações para a população se proteger de eventuais acidentes causados pela chuva:

  • Se possível, fiquem abrigadas
  • Aumente a distância de seguimento do veículo da frente
  • Não tente atravessar áreas alagadas ou enfrentar correnteza e enxurradas
  • Monitore o aumento do nível das águas próximas à sua residência
  • Em caso de alagamento, desligue a rede elétrica
  • Em caso de necessidade, peça ajuda pelos telefones 193 ou 199.

Confira vídeo do carro:

 

Previsão

Na noite desta terça, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas com "perigo potencial". Pela manhã, o órgão emitiu um alerta laranja para o perigo das chuvas intensas na região do DF. Os ventos intensos podem atingir de 60 a 100 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o comunicado.

A previsão do tempo indicava que o dia seria muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas para a parte da tarde e da noite, além de rajadas de ventos fortes. O meteorologista do Inmet, Cleber Souza, destaca a diferença climática em relação a outros dias neste mês e nebulosidade. "Essa semana é bem diferente da anterior. A umidade está alta, por isso nebulosidade bastante intensa, podendo chover a qualquer hora do dia", ressalta o meteorologista.

Com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e da Defesa Civil do DF

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação