Previsão do tempo

Alerta: terça-feira será com chuvas e rajadas de ventos no DF

Há riscos de ventos fortes, podendo atingir até 100 km/h, além de trovoadas isoladas ao longo do dia. Inmet emitiu alerta laranja a respeitos dos perigos das ventanias

Júlia Eleutério
postado em 19/10/2021 08:24 / atualizado em 19/10/2021 08:37
DF terá dia chuvoso nesta terça-feira (19/10) -  (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
DF terá dia chuvoso nesta terça-feira (19/10) - (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

Com temperaturas mais baixas do que nos dias anteriores, o Distrito Federal terá um dia chuvoso nesta terça-feira (19/10). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o perigo das chuvas intensas na região do DF. Os ventos intensos podem atingir de 60 a 100 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o alerta.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima ficará em torno de 26ºC na capital. A temperatura mínima registrada foi de 19ºC. O céu ficará nublado com possibilidades de chuvas ao longo do dia todo. A umidade relativa do ar ficará entre 50% e 95%. No Plano Piloto, a máxima e mínima será de 24ºC e 19ºC, respectivamente.

A previsão do tempo indica que o dia terá muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas para a parte da tarde e da noite, além de rajadas de ventos fortes. O meteorologista do Inmet, Cleber Souza, destaca a diferença climática em relação a outros dias neste mês e nebulosidade. " Essa semana  é bem diferente da anterior. A umidade está alta, por isso nebulosidade bastante intensa, podendo chover a qualquer hora do dia", ressalta o meteorologista.

Cuidados

- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação