Projeto de Lei

Troca de nome da ponte Costa e Silva para Honestino Guimarães é aprovada em segundo turno

O projeto agora aprovado segue para a sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB)

Correio Braziliense
postado em 27/10/2021 17:56
 (crédito: Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou em segundo turno, nesta quarta-feira (27/10),  o Projeto de Lei que dispõe sobre a troca de nome da ponte Costa e Silva. O PL 1697/21, agora, segue para sanção do chefe do Executivo local, o governador Ibaneis Rocha (MDB)

O projeto é de autoria do deputado distrital Leandro Grass (Rede). Caso passe pelo Executivo, a ponte passará a se chamar Honestino Guimarães. Há uma semana, a CLDF aprovou a mudança em primeiro turno. 

Honestino Guimarães foi um líder estudantil morto pelo regime militar em 1973. O autor do pedido de alteração do nome da ponte, deputado Leandro Grass (Rede), destacou que a nomenclatura atual homenageia um símbolo do período obscuro da história do Brasil, e lembrou haver uma lei que proíbe que bens públicos recebam o nome de torturadores ligados à ditadura.

Reforma 

Em março deste ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) assinou uma ordem de serviço para o início da reforma da ponte, no Lago Sul. De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a estrutura de toda a extensão do monumento será revitalizada e recuperada.


A companhia informou que o contrato foi firmado com a empresa Concrepoxi Engenharia Ltda. “A previsão para o início das obras é nos próximos 15 dias, após a apresentação do cronograma de execução”, explicou o órgão, em nota. Com prazo estimado de dois anos para conclusão, o valor total da obra é de R$13.594.231, 88.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação