Pandemia

Ibaneis desobriga uso de máscaras ao ar livre a partir de 3 de novembro

Decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta terça-feira (26/10)

Samara Schwingel
postado em 26/10/2021 18:11 / atualizado em 26/10/2021 19:26
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu desobrigar o uso de máscaras em espaços abertos, no Distrito Federal. A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) nesta terça-feira (26/10), passa a valer a partir de 3 de novembro.

Durante evento de inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 7 de Sobradinho 2, nessa segunda-feira (25/10), o chefe do Palácio do Buriti anunciou que pretendia adotar a medida a partir da primeira quinzena de novembro.

O decreto publicado destaca, porém, que o item permanece necessário em outros tipos de ambientes, inclusive condomínios, comércios e no transporte coletivo.

"Fica determinada a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial, conforme orientações da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, em todos os espaços públicos fechados, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais, no âmbito do Distrito Federal, sem prejuízo das recomendações de isolamento social e daquelas expedidas pelas autoridades sanitárias", detalha o texto. 

O uso de máscaras é obrigatório no DF desde abril de 2020, como medida para evitar a disseminação do novo coronavírus. Em setembro, Ibaneis chegou a afirmar que só discutiria o não de máscaras quando 70% da população de 3 milhões do DF estivesse vacinada com duas doses. Atualmente, há 51% da população com o ciclo vacinal completo. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação