Previsão do tempo

Separe guarda-chuva e casaco: tempo no DF ficará chuvoso nos próximos dias

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica pancadas de chuva e nebulosidade para os próximos dias. A mínima registrada na madrugada foi 18°C, enquanto a máxima pode atingir os 26°C

Rafaela Martins
postado em 11/11/2021 10:02 / atualizado em 11/11/2021 10:13
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A chuva não vai dar trégua. O Distrito Federal amanheceu nublado e com chuvas intensas nesta quinta-feira (11/11). Os termômetros marcaram mínima de 18°C e a máxima pode atingir os 26°C ao longo do dia. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo permanecerá com essa condição até o fim de semana. O DF terá pancadas de chuva e trovoadas, com possibilidade de rajadas de vento.

A umidade relativa do ar deve ficar entre 55% e 95% ao longo do dia, o que marca as mudanças climáticas da primavera, conforme explica o meteorologista do Inmet Olívio Bahia. “O brasiliense está enfrentando o tempo úmido, porém há um leve abafamento. Isso gera instabilidade, pois com nuvens carregadas, as chuvas ficam um pouco mais fortes”, explicou o especialista.

Questionado sobre a diferença das temperaturas que assolam a capital federal, o profissional explicou que há possibilidade da chegada do sol na próxima semana. Contudo, a previsão que segue é de chuva mesmo, com bastante nebulosidade.

Por isso, é importante que o cidadão redobre os cuidados, pois a cidade está em alerta laranja, o que indica perigo potencial provocado por tempestades, com rajadas de vento de 60km/h a 100km/h, e grande volume de chuva (entre 50mm e 100mm).

Atenção

Nos casos de destelhamento devido aos ventos fortes, a orientação da Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) é de permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha.

Em veículos, a dica é não passar por locais alagados. Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e não arriscar a própria vida. Em casos de alagamento, o motorista deve sair do carro imediatamente.

Quando as chuvas forem acompanhadas de raios, é importante não usar telefones ligados em tomadas e não ficar próximo de canos, janelas e portas metálicas. Para quem estiver na rua quando começar uma chuva, a Defesa Civil faz as seguintes recomendações:

-Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés;
-Não empinar pipas e aeromodelos com fio;
-Não andar a cavalo;
-Não permanecer na água;
-Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas;
-Não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
-Não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios;
-Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos;
-Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação