PREMIAÇÃO

Em nova edição, encontro Gastrô reconhece os melhores do DF

Evento no Brasília Palace contou com a participação de 300 convidados, que acompanharam anúncio dos vencedores

Darcianne Diogo
postado em 17/11/2021 06:00 / atualizado em 17/11/2021 21:28
Nona edição trouxe de volta categoria melhor restaurante de hotel; revista terá perfil dos vencedores -  (crédito:  Bruno Pimentel/Esp. Encontro Brasília)
Nona edição trouxe de volta categoria melhor restaurante de hotel; revista terá perfil dos vencedores - (crédito: Bruno Pimentel/Esp. Encontro Brasília)

Grandes nomes da gastronomia local estiveram, ontem, no hotel Brasília Palace para acompanhar a nona edição do prêmio Encontro Gastrô, que reconhece os destaques do ramo no Distrito Federal. Os participantes concorreram em 34 categorias, divididas entre quatro grupos: diversão; lanches e guloseimas; restaurantes; e profissionais.

Os prêmios para os empreendimentos e empresários do setor incluem os melhores nos segmentos: bar, carta de drinques, cafeteria, padaria, bufê de festa, gelateria, confeitaria e salgados, cozinha brasileira, cozinha do mundo, árabe, feijoada, pizzaria, carne ou parrilla, cozinha variada, italiano e carta de vinhos. A novidade desta edição foi o retorno da categoria restaurante de hotel.

Entre os prêmios mais esperados estavam os das revelações no ramo, além dos troféus para melhor chef, restaurante e sommelier de Brasília. Cada categoria teve três finalistas.

Veja, a seguir, a lista dos vencedores deste ano, em cada uma das grandes categorias:

DIVERSÃO

BAR/BOTEQUIM: Mercadito
CARTA DE DRINQUES: Dudu Bar
CARTA DE CERVEJAS: Parrilla Burger
NOVIDADE DO ANO: Brazilian Paradise

LANCHES E GULOSEIMAS

BUFÊ DE FESTA: Renata La Porta Buffet
CAFETERIA: Ernesto Cafés Especiais
CHOCOLATERIA/DOCERIA: Sweet Cake
CONFEITARIA E SALGADOS: Casa de Biscoitos Mineiros
GELATERIA/SORVETERIA: Saborella
HAMBÚRGUER/SANDUÍCHE: Páprica Burger
PADARIA: La Boulangerie
NOVIDADE DO ANO: Charlotte's Cakes & Gifts

RESTAURANTES/BOA MESA

BUFÊ SELF-SERVICE: Coco Bambu
CHURRASCARIA: Fogo de Chão
COZINHA LIGHT/SALADA: Green's
FEIJOADA: Lake's
PEIXES/FRUTOS DO MAR: Nau Frutos do Mar
PIZZARIA: Baco
RESTAURANTE DE HOTEL: Oscar (Brasília Palace)

RESTAURANTES/SABORES REGIONAIS

ÁRABE: Marzuk
COZINHA BRASILEIRA: Mangai
COZINHA DO MUNDO: Taypá
JAPONÊS: New Koto

RESTAURANTES/ALTA GASTRONOMIA

BISTRÔ: Saveur Bistrot
CARNE/PARRILLA: Pobre Juan
CARTA DE VINHOS: Dom Francisco
COZINHA CONTEMPORÂNEA: Aroma
COZINHA VARIADA: Dom Francisco
ITALIANO: À Mano

MELHOR RESTAURANTE DE BRASÍLIA: Trattoria da Rosario
RESTAURANTE REVELAÇÃO: Fuego

PROFISSIONAIS

MELHOR SOMMELIER: Tiago Pereira (Trattoria da Rosario)
CHEF REVELAÇÃO: Pepe Sotelo (Fuego)
MELHOR CHEF Ronny Peterson (Aroma)

Lançamento

Além do reconhecimento aos profissionais, a festa contou com o lançamento da revista Encontro Gastrô — O melhor de Brasília 2021. A edição apresentará os perfis dos premiados e contará com uma homenagem ao empresário Gilberto Avelar, da vinícola Del Maipo, que morreu em janeiro, e era nome conhecido no setor enogastronômico da capital federal.

Para Guilherme Augusto Machado, vice-presidente executivo do Correio e diretor executivo do grupo Diários Associados — do qual faz parte a revista Encontro —,"o registro dos notáveis na gastronomia se tornou tradição em Brasília", sendo uma forma de premiar os restaurantes e empreendimentos de maior sucesso no último ano. Tradicionalmente, a celebração reuniria 1,2 mil convidados. No entanto, com a pandemia, o evento ficou restrito a 300 participantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação