Vacinas

Dose de reforço: intervalo de cinco meses começa a valer na segunda (22)

Novo intervalo, adotado pelo Ministério da Saúde entre segunda dose e dose de reforço, passa a valer apenas na semana que vem no DF por questões logísticas

Samara Schwingel
postado em 18/11/2021 16:36
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O intervalo de cinco meses entre a segunda dose e a dose de reforço das vacinas contra a covid-19 passarão a valer, no Distrito Federal, na próxima segunda-feira (22/11). O período entre as aplicações, que antes era de seis meses, foi alterado pelo Ministério da Saúde nesta semana, mas o GDF vai aguardar o início da próxima semana para adotar a medida. 

De acordo com o secretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero, até segunda-feira, quem pode receber a dose de reforço na capital deve seguir o intervalo de pelo menos seis meses. "Então, pessoas de 60 anos ou mais e profissionais de saúde que têm cinco meses de intervalo devem esperar até segunda-feira para procurar os postos", explicou durante coletiva realizada nesta quinta-feira (18/11). 

Entre a primeira e a segunda dose da CoronaVac, o intervalo segue de 28 dias. Para a Astrazena e a Pfizer, o período entre a D1 e D2 é de oito semanas. 

Sobre a ampliação da dose de reforço para as pessoas de 57 anos ou mais, também a partir de segunda, Divino afirmou que o DF incluiu o novo público por "conta própria", pois não recebeu nenhuma nova remessa de imunizantes pelo governo federal. 

"Estimamos esse público em, aproximadamente, de 88 mil pessoas e temos essas doses de Pfizer (preferencial para a terceira dose) na Rede de Frio e vamos distribuir neste fim de semana para os postos", disse. Para futuras ampliações, Divino reforçou que o GDF aguarda novas doses do Ministério da Saúde. "Assim que eles mandarem as doses, vamos anunciar os outros grupos", completou. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação