Covid-19

Com dose de reforço, Ibaneis vai avaliar uso de máscara em local fechado

Governador do Distrito Federal disse que está satisfeito com o avanço da vacinação e expressou, novamente, o desejo de desobrigar as máscaras em locais fechados

Rafaela Martins
postado em 18/11/2021 14:42 / atualizado em 18/11/2021 14:43
 (crédito: RENATO ALVES)
(crédito: RENATO ALVES)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que, com o avanço da aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 18 anos, autorizada pelo Ministério da Saúde, o GDF vai avaliar a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A declaração foi feita durante inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Riacho Fundo II, na manhã desta quinta (18/11).

“Nós precisamos aumentar o nível de vacinação e, agora, nos alegra muito essa notícia do Ministério da Saúde que vai começar a terceira dose para aqueles acima de 18 anos. A gente espera que essas doses cheguem para a gente avançar e liberar, em breve, o uso da máscara também em ambientes fechados. Estou muito confiante, o resultado é claro”, declarou o governador.

O chefe do Executivo local aproveitou o momento para lembrar do mutirão (Dia D) marcado para este sábado (20/11) e reforçou a importância da população comparecer aos locais disponíveis para a aplicação dos imunizantes. “Precisamos avançar na vacinação. O Dia D está marcado para sábado e a gente espera o comparecimento das pessoas que não se vacinaram com a primeira dose, tanto aqueles que não tomaram a segunda dose para que completemos o ciclo, quanto para avançar na liberação de outras restrições que existem”, explicou.

Também nesta quinta, após a inauguração da UPA, o governador usou as redes sociais para anunciar a ampliação da dose de reforço para pessoas acima de 57 anos e que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, cinco meses. Segundo ele, esse público pode ir aos postos de imunização a partir da próxima segunda-feira (22/11). Não é necessário agendamento. 

Hospitais

Além disso, Ibaneis comentou sobre o fim do Hospital de Campanha do Gama, criado especificamente para aqueles que contraíram a covid-19. “Estamos quase sem pacientes. Temos que pensar também na economia de recursos e cuidar da saúde da população que neste momento está clamando por outras coisas como as cirurgias eletivas. Comprar materiais, comprar insumos para que possamos avançar e recuperar o período perdido na saúde”, disse Ibaneis Rocha.

Questionado sobre projetos para o ano de 2022, o governador revelou que pretende construir mais 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, existe a pretensão da construção de mais um hospital na região administrativa do Guará. O Governo está estudando essa possibilidade para analisar se terá recursos para erguer mais uma unidade de referência no DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação