TRABALHO

Taxa de desemprego cai 2 pontos percentuais e é a menor dos últimos 5 anos no DF

É o que indica o resultado da Pesquisa de Emprego e Desemprego do DF, divulgada nesta sexta-feira (26/11)

Correio Braziliense
postado em 26/11/2021 16:36 / atualizado em 26/11/2021 17:50
 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

O Distrito Federal alcançou a menor taxa de desemprego dos últimos cinco anos. A Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED-DF), divulgada nesta sexta-feira (26/11), apontou que a taxa de desemprego total diminuiu de 18,5% para 16,8%, entre outubro de 2020 e de 2021, o que equivale a queda de quase 2 pontos percentuais em um ano. 

Realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese), a pesquisa foi divulgada no canal da Codeplan no YouTube. De acordo com as informações, o número de desempregados foi estimado em 278 mil pessoas, 19 mil a menos que no mês anterior.

Além disso, os dados também mostram que o grupo de baixa renda tem sido o mais contratado; eles representavam 32% dos desempregados, e essa taxa caiu para 19,8%. O comércio tem sido a área que mais contrata, em conjunto com as áreas de serviço e construção civil. Em outubro do ano passado, o setor de serviços contratou 926 mil pessoas, e neste ano o número subiu para 985 mil.

No comércio, as contratações foram de 225 mil em 2020 para 239 mil neste ano. O recorte foi feito com dados da agência do trabalhador, que fazem o intermédio entre empresas e quem busca emprego no DF.

Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação