Foragido

Perfil violento: caseiro que matou mulher, bebê e idoso em Corumbá esfaqueou familiar

A tentativa de feminicídio aconteceu em dezembro de 2019. Wanderson Mota chegou a ser preso na Unidade Prisional de Goianópolis, mas foi solto em fevereiro de 2020

Darcianne Diogo
postado em 30/11/2021 12:41
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Com requintes de crueldade, Wanderson Mota Protácio, 21 anos, tem um passado marcado por violência e tentativa de feminicídio. Natural de Governador Nunes Freire (MA), ele veio para Goiás trabalhar como caseiro, onde cometeu crimes graves. O último deles abalou todo o país. No último domingo (28/11), o caseiro assassinou a facadas a namorada grávida de 4 meses, a enteada, de 2 anos e 9 meses, e um fazendeiro, de 73 anos, com um tiro na cabeça, em Corumbá de Goiás.

Raniere Aranha, 19 anos, e a filha, Geysa Aranha, foram sepultadas na manhã desta terça-feira (30/11), no Velório São Miguel, sob forte clima de comoção e revolta. Wanderson segue foragido e mais de 70 policiais civis, militares e rodoviários federais concentram as buscas pelo assassino em Abadiânia (GO), município distante 34km de Corumbá.

O Correio teve acesso ao processo criminal em que Wanderson responde por uma tentativa de feminicídio ocorrida em dezembro de 2019. O processo tramita no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a sentença ainda não foi decretada.

Como consta nos autos, Wanderson chegou em casa, em Goianópolis, sob efeito de drogas e álcool na manhã de 8 de dezembro de 2019. Agressivo e armado com uma faca, o caseiro obrigou a irmã da madrasta a entrar em um dos quartos da residência com ele. Com a negativa, o agressor desferiu vários golpes de faca contra as costas da mulher. A arma branca chegou a quebrar e, depois disso, ele fugiu pulando os muros e se escondeu em uma casa próxima. A vítima foi socorrida por vizinhos e levada ao Hospital Municipal de Goianópolis.

À época, ele foi preso pela Polícia Militar e ficou detido na Unidade Prisional de Goianápolis. No próprio depoimento, Wanderson confessou o crime e tentou justificar a agressão pelo fato de estar embriagado e ter usado cocaína e maconha. Durante o interrogatório, alegou, ainda, que, "devido ao estado, tinha o intuito apenas de matá-la, mas não havia motivo de fazer tal ato e só fez pois havia feito uso de drogas e bebida alcoólica."

Apesar da gravidade dos fatos, o caseiro foi solto pela Justiça em março de 2020, mediante medidas cautelares, como o comparecimento ao Juízo mensalmente para informar a profissão e local de residência, a proibição de frequentar bares e locais de diversão, bem como a proibição de manter contato com a vítima ou por qualquer meio de comunicação.

Triplo homicídio

Grávida e filha assassinadas
Grávida e filha assassinadas (foto: Divulgação)

Ao menos 70 policiais civis e militares participam das buscas por Wanderson Mota. Ele é o principal suspeito de matar a mulher grávida de 4 meses, a enteada, de 1 ano e 8 meses, a facadas, e um fazendeiro com um tiro na cabeça. O crime aconteceu na noite deste domingo (29/11), em Corumbá de Goiás, região com pouco mais de 11 mil moradores.

Segundo informações da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), as buscas se concentram em Corumbá, Alexânia, Abadiânia e Anápolis. Os policiais contam com helicóptero e cães farejadores na caçada.

De acordo com a Polícia Militar, Wanderson Mota Protácio assassinou a mulher e a criança dentro de casa a facadas. Depois disso, foi até a fazenda do patrão, onde furtou um revólver com seis munições e se deslocou até uma propriedade vizinha e matou o fazendeiro Roberto Clemente de Matos e tentou estuprar a esposa dele.

A mulher ainda foi baleada no ombro e, de acordo com a apuração policial, fingiu-se de morta para escapar. O assassino levou a caminhonete de Roberto e abandonou o veículo após alguns quilômetros, na GO-225.


Palavra de especialista

Bruno de Oliveira, advogado criminalista. "No caso em apreço, tem-se caracterizados dois feminicidios e um homicidio qualificado, sendo que para cada um a pena poderá variar de doze a trinta anos de reclusão. O crime de feminicidio pode ser praticado tanto contra adulta, como também contra criança, desde que em decorrência da violência doméstica ou do menosprezo ou discriminação contra a mulher.

Além disso, no caso da vítima que se encontrava gestante, há causa de aumento 1/3 (um terço) da pena, sendo que a mesma fração deve ser aplicada em decorrência da idade da segunda vítima, que ao tempo do crime era menor de 14 (catorze) anos. Por fim, devemos nos lembrar que, com o advento do "pacote anticrime", que alterou alguns dispositivos da legislação penal e processual penal, as penas poderão ser cumpridas no período máximo de 40 anos, sendo que antes do advento da referida lei o período limite era de 30 anos".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Grávida e filha assassinadas
    Grávida e filha assassinadas Foto: Divulgação
  • Em dezembro de 2019, Wanderson foi preso em Goianápolis (GO) por tentativa de feminicídio
    Em dezembro de 2019, Wanderson foi preso em Goianápolis (GO) por tentativa de feminicídio Foto: Material cedido ao Correio
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação