Segurança

Batalhão de PM da Estrutural recebe Central de Monitoramento Remoto

A ação foi feita por meio da Área de Segurança Prioritária (ASP) e faz parte do pacote de medidas ligadas à segurança pública para a região

Carlos Silva*
postado em 02/12/2021 20:06
 (crédito: administração da Cidade Estrutural)
(crédito: administração da Cidade Estrutural)

Uma Central de Monitoramento Remoto (CMR) foi inaugurada na noite desta quarta-feira (1), no 15º Batalhão da Polícia Militar, na Cidade Estrutural. Com transmissão de imagens em tempo real, a CMR tem como objetivo inibir a criminalidade e dar maior segurança aos cidadãos. A ação foi feita por meio da Área de Segurança Prioritária (ASP) e faz parte do pacote de ações de segurança pública para a região.

A ação também faz parte do Programa DF Mais Seguro. São 959 câmeras de segurança espalhadas nas 24 regiões administrativas de Brasília, com transmissão em tempo real, para o Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB). Os locais de instalação dos equipamentos são escolhidos após levantamentos feitos pelas subsecretarias de Gestão da Informação (SGI) e de Inteligência (SI), da SSP-DF, que mapeiam áreas de interesse permanente. A Cidade Estrutural conta hoje com 20 câmeras que integram o sistema de segurança local.

Ao Correio, a administração da Cidade Estrutural disse que a instalação da central de monitoramento é vantajosa para a cidade. “Sim, (há) muitas vantagens, pois com as câmeras de segurança, o índice de violência será diminuído. São 26 câmeras que vão monitorar os principais pontos da cidade”, explica. Além disso, a administração local falou medidas futuras para aumentar a segurança pública local, como a construção do Batalhão de Polícia Militar da cidade, que está em processo licitatório. Com isso, o 15º Batalhão da Polícia Militar, que, hoje, funciona no Centro Olímpico terá sua própria sede.

Além da Central de Monitoramento Remoto (CMR), a administração regional da Cidade Estrutural também destacou outras medidas que já estão sendo tomadas para aumento da segurança local. “Recebemos um Grupamento Tático Motociclístico (GTM), o PROVID que estava alojado no 4º Batalhão (Guará) veio para a Estrutural, e a criação do novo Policiamento Comunitário com a chegada de 20 policiais formados recentemente no CFP VII”, ressalta.

*Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação