MELHOR ÉPOCA DO ANO

Com decorações de encher os olhos, Brasília entra no clima de Natal

Em diversos pontos do Distrito Federal, é possível ver decorações natalinas. Conheça alguns deles

Bruna Lessa*
postado em 06/12/2021 06:00 / atualizado em 06/12/2021 16:41
Decoração de Natal na quadra 304 Norte. Local costuma ser bastante visitado neste período do ano -  (crédito: Fotos: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Decoração de Natal na quadra 304 Norte. Local costuma ser bastante visitado neste período do ano - (crédito: Fotos: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

O Natal está se aproximando e as decorações começam a preencher a cidade. As restrições provenientes da pandemia vêm diminuindo e, com isso, as pessoas aproveitam para caprichar nos cenários que agora podem, ainda com certas limitações, receber mais admiradores em vários pontos de Brasília. Alguns locais já são conhecidos pela tradição das decorações natalinas.

A Casa do Papai Noel, na Sede da Associação de Poupança e Empréstimo (Poupex), em frente ao Oratório do Soldado, no Setor Militar Urbano (SMU), é um exemplo. No local, está erguida uma pequena casa de madeira, que conta com sala, quarto, banheiro e varanda, além, é claro, do conhecido morador: Papai Noel — que nesse ano, não estará pessoalmente, mas enviará uma mensagem por vídeo direto do Polo Norte.

Ao passar pelo local, a estudante Tainá Alves, 23 anos, parou para observar a estrutura. Ela destacou que a decoração traz uma boa sensação para as pessoas, com os enfeites e as luzes. "E acho importante, principalmente, nessa época de pandemia, em que o clima está tão tenso", conta Tainá.

A Igreja São Miguel Arcanjo e Santo Expedito é outro ponto que costuma ser bastante visitado neste período do ano. A paróquia fica na Entrequadra 303/304 Norte e, desde 2013, recebe a montagem de um presépio com estátuas em tamanho real para a celebração do nascimento de Jesus. Para o diácono da Paróquia São Miguel, Paulo Fontenele Figueira, o Natal não deve ser visto como um evento comercial, e sim como um tempo de alegria, fortalecimento da fé e esperança de um mundo mais solidário e fraterno. 

Há 20 anos, a Casa do Papai Noel, em Taguatinga, tem sido decorada no mês de dezembro. Aproximadamente 4,5 mil pessoas já visitaram o local ao longo dos anos. Por causa da pandemia, a casa não será aberta para visitação, mas Antônio Eustáquio Teixeira, conhecido como "Seu Toinho", faz questão de decorar a residência e os arredores para celebrar o Natal.

Toinho destaca que a decoração é uma tradição que o acompanha há muito tempo. "Minha mãe decorava a casa para comemorar o aniversário dela e o Natal", explica. O projeto começou como uma pequena comemoração e hoje é praticamente um ponto turístico", diz Antônio. A equipe de Seu Toinho aceita doações de alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos. O que for arrecadado será doado a entidades sociais que atendem crianças no DF.

Comemorações

O Natal pode ter significados diferentes de acordo com a crença de cada um, mas é certo que a data celebra um momento de alegria. A cidade, que fica cheia de cores vibrantes, reforça esse sentimento. Muitas comunidades no DF se unem para celebrar a data especial com lindas decorações em prédios e ruas.

No Sudoeste, na SQSW 101, por exemplo, a decoração natalina é algo recorrente há alguns anos. Em 2019, a prefeitura da quadra identificou a importância de se celebrar o Natal e, ainda, observou que a decoração atua diretamente na autoestima, na esperança e no bem-estar dos moradores.

Para a prefeita comunitária da quadra e síndica do bloco D, Máira Coelho, a decoração reaviva o espírito natalino. "É como uma luz que acende em nossos corações, lembrando que devemos ter esperança por dias melhores", acredita.

A iniciativa conta com o auxílio de síndicos e apoiadores da quadra. Também são promovidas diversas atividades, inclusive a chegada do Papai Noel, que conta com apoio do Corpo de Bombeiros do DF. A arquiteta e paisagista Natacha Nelz Xavier, 36, mora na quadra e destaca que a decoração é capaz de contar histórias e trazer memórias boas e afetivas para diversas gerações de uma família. 

Na Asa Norte (SQN 303), a prefeitura tem a tradição de comemorar o nacimento de Jesus, ou seja, a celebração é pautada em costumes cristãos. A data tem sido a maior festividade do local e, no início de dezembro, no primeiro sábado ou sexta do mês, é feita a inauguração natalina, que envolve a decoração da entrada e das principais áreas, assim como os condomínios da quadra.

A decoração da quadra também conta com uma árvore de mais de 12 metros de altura e o trenó do Papai Noel. Jesus é saudado ao som do violino de Rafael Oliveira, e um Papai Noel passa por todos os blocos da quadra.

Nanci Martins de Paula, 70, prefeita da SQN 303, destaca que, assim como no ano passado, este seguirá todos os protocolos necessários para a segurança da comunidade. Ela disse que, além das decorações, os moradores ainda contarão com uma confraternização. "Para este ano, está programada a entrega de guloseimas para crianças e uma confraternização, com tudo individualizado para evitar qualquer problema referência à covid-19", destaca Nanci.

Para Martha Borges, síndica do bloco C na SQSW 101, no Sudoeste, a decoração traz à tona o espírito natalino, remete a momentos da infância, à família e a diversas coisas boas. "O Natal reacende a questão da esperança, da paz e da felicidade. Eu adoro o Natal e enfeitar a casa", destaca.

Presépio

Presente em diversas decorações, o presépio teria sido montado pela primeira vez por São Francisco de Assis com a intenção de explicar, de forma clara, às pessoas o que teria acontecido na noite do nascimento de Jesus. De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio teria sido feito por volta de 1223 d.C, mas só após o século 18 que a tradição se tornaria popular e entraria nas casas das pessoas.

No calendário cristão, o presépio deve ser montado no primeiro domingo do Advento, nas quatro semanas que antecedem o Natal, o que significa a preparação para a chegada de Jesus. O cenário se mantém até o dia 6 de janeiro, que seria a data em que os Três Reis Magos visitaram o menino Jesus. Em alguns locais, o presépio fica montado até o dia 8 de janeiro, data conhecida como o batizado de Cristo.

Existem presépios de vários tamanhos, com peças de madeira, argila ou metal. Mas ele é basicamente constituído pelo menino Jesus, Maria, José, animais, anjo, estrela de Belém, Reis Magos e a manjedoura.

*Estagiária sob a supervisão de Adson Boaventura

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Decoração de Natal na quadra 304 Norte. Local costuma ser bastante visitado neste período do ano
    Decoração de Natal na quadra 304 Norte. Local costuma ser bastante visitado neste período do ano Foto: Fotos: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  • Decoração natalina da quadra 101, do Sudoeste
    Decoração natalina da quadra 101, do Sudoeste Foto: Carlos Vieira/CB
  • Luzes de Natal da Igreja São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, na 304 Norte
    Luzes de Natal da Igreja São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, na 304 Norte Foto: Carlos Vieira/CB

Funcionamento


Casa do Papai Noel (Sede da Poupex), no Setor Militar Urbano
Visitação: das 8h às 22h
Entrada gratuita
Até 5 de janeiro de 2022

Igreja São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, na 303/304 Norte
Visitação: das 7h às 21h
Disponível até o dia 6 de janeiro

Casa do Papai Noel (QNM 40, conjunto U, casa 36, - Setor M Norte)
A casa não está aberta para visitação, mas está com o lado de fora decorado. Para aqueles que desejarem dar uma passada pela rua, as luzes são ligadas às 20h
A decoração permanece até dia 30 de dezembro

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação