AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

Vídeo: Zoo do DF recebe fêmea de única espécie de urso da América do Sul

Objetivo é reprodução e conservação da espécie do urso-de-óculos, ameaçada de extinção. Animal vai ficar em quarentena longe da exibição ao público por um mês

Correio Braziliense
postado em 05/12/2021 22:11 / atualizado em 05/12/2021 22:11
Liz chegou ao DF na quinta-feira (2/12) -  (crédito: Marcella Lasneaux/Zool. Brasília)
Liz chegou ao DF na quinta-feira (2/12) - (crédito: Marcella Lasneaux/Zool. Brasília)

O Zoológico de Brasília tem uma nova moradora: Liz, uma fêmea da espécie urso-de-óculos. O animal, que pesa aproximadamente 60kg, veio de Salvador e desembarcou no Aeroporto de Brasília por meio do Programa Avião Solidário da empresa Latam, em parceria com a Inframerica. 

Liz chegou ao DF na quinta-feira (2/12). O objetivo da viagem é promover o encontro entre o bicho e Ney, seu novo e primeiro parceiro. O macho da espécie está sob os cuidados do Zoo de Brasília desde 2017, vindo do Zoológico de Sapucaia do Sul (RS). A gestação ocorre em sete meses e pode gerar de um a três filhotes.

Após pesquisa científica genealógica dos ursos nos zoológicos brasileiros, recomendou-se o pareamento de Ney com Liz, devido à maior variabilidade genética entre os dois indivíduos. A expectativa é que o casal integre os programas de conservação internacionais para a conservação da espécie.

Risco

O urso-de-óculos é a única espécie de urso cuja ocorrência é na América do Sul, na Cordilheira dos Andes, e, atualmente, encontra-se ameaçada de extinção pela perda gradual de habitat, o que a torna dependente de esforços em cativeiro para não desaparecer da natureza.

O urso-de-óculos se alimenta principalmente de vegetais, mas, eventualmente, pode comer carne. Algumas estimativas sugerem que existam menos de cinco mil indivíduos na natureza, mas é uma espécie que se reproduz bem sob cuidados humanos, o que aumentam as expectativas no casal Ney e Liz.

Isolamento

Durante aproximadamente 30 dias, Liz ficará em quarentena em um recinto temporário, fora da área de visitação, para que sejam realizados todos os procedimentos clínicos e comportamentais necessários.

O local foi ambientado para acolher a nova moradora, com estruturas que remetem ao habitat natural, para garantir o bem-estar do animal durante os cuidados da equipe técnica do zoológico.

Enquanto Liz está isolada, a equipe elabora estratégias de aproximação entre os dois indivíduos, para que dê tudo certo no primeiro encontro.

Avião Solidário

Há 10 anos, o programa Avião Solidário da Latam coloca à disposição a estrutura, conectividade e capacidade de transporte de passageiros e cargas para o benefício do Brasil e da América do Sul.

No Brasil, o Avião Solidário já decolou para apoiar a conservação de mais de 4,5 mil animais de diferentes espécies, especialmente as ameaçadas de extinção. Somente em 2021, foram transportados gratuitamente pelo programa macacos, onças, tamanduás e aves, totalizando 16 animais de diferentes estados do país, de norte a sul.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Zoo de Brasília recebe Liz, fêmea de única espécie de urso da América Latina, ameaçada de extinção
    Zoo de Brasília recebe Liz, fêmea de única espécie de urso da América Latina, ameaçada de extinção Foto: Marcella Lasneaux/Zool. Brasília
  • Urso-de-óculos está ameaçado de extinção
    Urso-de-óculos está ameaçado de extinção Foto: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília
  • Urso-de-óculos é a única espécie de urso cuja ocorrência é na América do Sul
    Urso-de-óculos é a única espécie de urso cuja ocorrência é na América do Sul Foto: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília
  • Gestação da espécie pode gerar de um a três filhotes
    Gestação da espécie pode gerar de um a três filhotes Foto: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília
  • Liz fará parte de programa de reprodução assistida
    Liz fará parte de programa de reprodução assistida Foto: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília
  • Liz pesa aproximadamente 60kg
    Liz pesa aproximadamente 60kg Foto: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília
  • Ney veio de um zoológico do Rio Grande do Sul
    Ney veio de um zoológico do Rio Grande do Sul Foto: Fotos: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília
  • Ney será o parceiro de Liz
    Ney será o parceiro de Liz Foto: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília
  • O macho Ney está no Zoo de Brasília desde 2017
    O macho Ney está no Zoo de Brasília desde 2017 Foto: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação