Dengue

Combate à Dengue! 966 agentes de saúde são contratado pelo GDF

São 500 agentes de vigilância ambiental (AVAs) e 466 agentes comunitários de saúde (ACSs), que já estão sendo treinados

*Carlos Silva
postado em 03/12/2021 18:55
 (crédito: LUIS ROBAYO/AFP)
(crédito: LUIS ROBAYO/AFP)

966 agentes de saúde foram empossados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nesta seta-feira (03/11). A contratação foi feita no Setor Militar Urbano (SMU), onde aconteceu o lançamento da Campanha Distrital de Enfrentamento do Aedes aegypti do governo. Os contratos firmados têm duração de um ano, com prorrogação de mais um ano.

São 500 agentes de vigilância ambiental (AVAs) e 466 agentes comunitários de saúde (ACSs), que já estão sendo treinados. Os AVAs atuaram em tarefas da Vigilância Ambiental e os ACs atuarão no reforço em sete regiões de Saúde (de acordo com a necessidade de cada região) fazendo também o cadastro de famílias para atendimento da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a busca de pessoas não vacinadas. Os novos agentes também completarão as 90 equipes que estavam sem agentes.

A contratação acontece também devido ao período de volta das chuvas, pois os ovos do mosquito transmissor, quando em contato com água limpa e parada, se proliferam. Outro fator de interesse é que durante a pandemia de covid-19, as ações de combate a proliferação do Aedes aegypti pararam. Apesar disso, neste ano, até o mês de novembro, foram registrado 13.382 casos de infecção pelo mosquito — uma queda de 70% em relação a 2020, quando foram registrado 46 mil casos.

Dentre os principais focos de criação do mosquito da dengue, ainda se destacam pneus, caixas-d’água sem tampa, vasilhas, prato de plantas, baldes e calhas entupidas. Para evitar criação de mosquitos que transmitem dengue, recomenda-se evitar água parada em objetos como os citados acima, realizar limpezas periódicas nas caixas-d’água, fazer a vedação de poços e cisternas, e descarte adequado do lixo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação