Crime

Os crimes, a fuga e a caçada a Wanderson; relembre busca por acusado de matar 3

O homem, acusado de matar três pessoas em Corumbá de Goiás, foi preso na manhã deste sábado (4/12), após se entregar para polícia

Darcianne Diogo
Edis Henrique Peres
Ana Maria Pol
postado em 04/12/2021 11:07 / atualizado em 04/12/2021 11:21
 (crédito: Material cedido ao Correio)
(crédito: Material cedido ao Correio)

Desde 28 de novembro, o Distrito Federal e o Entorno acompanharam as buscas ao fugitivo Wanderson Mota Protácio, 21 anos, acusado de matar três pessoas em Corumbá de Goiás. Após cinco dias de buscas e cerca de 70 policiais envolvidos, o homem se entregou à polícia na manhã deste sábado (4/12), após a proprietária de uma fazenda na região de Gameleira, cidade onde eram concentradas parte das buscas, a 56km de Abadiânia, o convenceu a se entregar.

Relembre cada passo

28 de novembro: Wanderson Mota Protácio se torna o principal suspeito de matar a namorada grávida de quatro meses, Raniere Aranha, 19, e a enteada, de 2 anos e 9 meses a facadas, dentro de casa. Depois disso, teria ido até a fazenda do patrão, onde furtou um revólver com seis munições e se deslocou até uma propriedade vizinha e matou o fazendeiro Roberto Clemente de Matos, de 73 anos, e tentou estuprar a esposa dele. Depois de cometer os assassinatos no domingo, Wanderson fugiu para Alexânia e chegou a visitar uma igreja evangélica na cidade. Ele tentou contato com alguns familiares, mas até então, nenhum deles sabia do crime ocorrido.

29 de novembro: Wanderson vende o celular da companheira em Alexânia e solicita um táxi. Forças de segurança do estado de Goiás se mobilizaram para capturar o criminoso, que segue foragido. O táxi tinha como destino Abadiânia e as buscas foram concentradas no núcleo rural do município goiano. Cerca de 70 policiais militares e civis participaram da força-tarefa. Eles usaram helicópteros e cães farejadores.

30 de novembro: Raniere Aranha, 19, e a filha, Geysa Aranha, foram sepultadas no Velório São Miguel, sob forte clima de comoção e revolta, pelos amigos e familiares. As buscas por Wanderson foram concentradas em Corumbá, Alexânia, Abadiânia e Anápolis.

1º de dezembro: terceiro dia de buscas por Wanderson. Moradores de Abadiânia dizem que o assassino escolheu se esconder na área rural porque já trabalhou e conhecia diversos locais da região.

2 de dezembro: policiais civis e militares entraram no quarto dia de buscas pelo principal suspeito. As buscas ficam mais intensas, após Wanderson pegar carona de moto com um rapaz em um trecho que liga Abadiânia (GO) à Gameleira, município com pouco mais de 3 mil habitantes e distante cerca de 64km. Wanderson teria ficado próximo à Gameleira. Policiais fazem buscas na região e em Mocambinho, que também fica em Gameleira.

3 de dezembro: o clima de medo aumenta entre os moradores de Abadiânia, cidade onde foi visto pela última vez, e uma escola próxima à Abadiânia suspende as aulas presenciais. No quinto dia de busca, Wanderson foi pedir emprego para funcionários de uma fazenda no distrito de Mocambinho, e a polícia fecha o cerco. O suspeito estava com um celular, quando foi pedir emprego na propriedade. As testemunhas relataram que criminoso aparentava cansaço e que perguntou se trabalhadores eram da região. O homem fugiu pela mata.

4 de dezembro: Wanderson se entrega à polícia. Segundo relatos, o foragido apareceu durante a noite de sexta em outra fazenda da região de Gameleira, cidade onde eram concentradas parte das buscas, a 56km de Abadiânia. No local, a proprietária o convenceu a se entregar. A mulher veio com o assassino até a área urbana da cidade por volta de 7h30. Após o criminoso se entregar, os dois foram levados para a 3ª Delegacia de Polícia de Anápolis.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação